Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bastos, João Baptista | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06828973615 | - |
Autor(es): dc.contributor | Monlevade, João Antônio Cabral de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:05331935168 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fortuna, Maria Lucia de Abrantes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:27780511715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769491J9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Joanir Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03684865320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4772078E6 | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, João Batista Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:38:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:38:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17587 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754290 | - |
Descrição: dc.description | This research constitutes a study about the School Council in the educational system of Vitória, state of Espírito Santo. It is an study based on the school quotidian, having as focus the experience of the School Council, understanding it as an instance where parents, educators, pupils and community decide and manage the school collectively. The study evidences the possibilities and the limits of the School Council by the rescue of its history and the analysis of its quotidian practices, opening up a reflection about democracy in this quotidian and power relationship in this spaces/times. It is an analysis that was subsidised by act books, odd documents, legislation, official correspondence, besides the verbal history through the depositions of diverse involved citizen in the School Council, all this constituting the methodological resources. The results had disclosed some nuances of democracy in the school quotidian and had still indicated that the School Council constitutes itself as a valuable instrument in the construction of the democratic management of the public school. | - |
Descrição: dc.description | Constitui um estudo sobre os Conselhos de Escola na Rede Municipal de Vitória-ES, uma pesquisa que se insere no campo do cotidiano escolar, tendo como foco a experiência do Conselho de Escola, compreendendo-o como uma instância em que pais, trabalhadores em educação, alunos e comunidade decidem e administram coletivamente. Evidencia as possibilidades e os limites do Conselho de Escola por meio do resgate da história e análise de práticas cotidianas desses órgãos colegiados, o que permitiu uma reflexão acerca do democrático no cotidiano escolar e das relações de poder que se manifestam nesses espaços/tempo. É uma análise que foi subsidiada por livros de atas, documentos avulsos legislações, correspondências oficiais , além da história oral com depoimentos de diversos sujeitos envolvidos em Conselhos de Escola, constituindo, assim, os recursos metodológicos. Os resultados revelaram algumas nuanças da democracia no cotidiano escolar e indicaram ainda que o Conselho de Escola se constitui como um instrumento valioso na construção da gestão democrática da escola pública. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade e escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola municipal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos de escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vitória (ES) | - |
Palavras-chave: dc.subject | School council | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratic management | - |
Palavras-chave: dc.subject | School quotidian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A trajetória, possibilidades e limites dos conselhos de escola na rede municipal de Vitória-ES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: