Sindicalismo e memória da vivência docente superior no Estado do Piauí

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHonorato, Cézar Teixeira-
Autor(es): dc.contributorLima, Lana Lage da Gama-
Autor(es): dc.contributorLamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz-
Autor(es): dc.contributorCarvalho Neto, Tânia Maria de Castro-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Sônia Regina de-
Autor(es): dc.creatorAssunção, Rosângela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13895-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754285-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo trata do sindicalismo docente superior no Piauí no período de 2003 a 2012 e tem como objetivo analisar a relação entre a Associação dos Docentes do Centro de Ensino Superior do Piauí- ADCESP, o estado e a reitoria da Universidade Estadual do Piauí-UESPI durante as greves. A teoria gramsciana é o elemento estruturador da análise que fazemos das fontes no sentido de explicar a relação que se estabeleceu entre os sujeitos durante as greves. Parte-se da hipótese de que foi a partir da luta dos docentes, organizados através da estratégia da greve, que o estado foi pressionado a fazer melhorias estruturais e qualitativas na UESPI, tais como: ampliação do orçamento da IES; reformas dos campi; construções de novas estruturas físicas; implantação da política estudantil; eleições diretas para reitor, diretor e coordenador de cursos e concursos públicos para docentes. A metodologia da História Oral foi utilizada na coleta e transcrição dos depoimentos dos sujeitos investigados. Além disso, houve a produção de fontes com os depoimentos colhidos junto aos reitores da UESPI e presidentes da ADCESP e aplicação de questionários com os docentes com o objetivo de analisar a visão deles a respeito da ADCESP na condução das greves. A pesquisa apontou para uma relação de difícil negociação entre sindicato e Estado porque o segundo seguia o receituário neoliberal de privatização da educação pública e o sindicato tentava reagir a essa política, mas tinha dificuldades de mobilizar a categoria por questões políticas mais amplas: os docentes da UESPI só se mobilizam por melhoria salarial e estrutural da universidade, mostrando a limitação da consciência política dos docentes, resultando em pouca adesão às greves quando as pautas de luta eram ampliadas com questões políticas-
Descrição: dc.description247f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói, RJ-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSindicalismo docente-
Palavras-chave: dc.subjectGreves-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectSindicalismo-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor universitário-
Palavras-chave: dc.subjectGreve-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectPiauí-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching unionism-
Palavras-chave: dc.subjectStrikes-
Palavras-chave: dc.subjectCollege education-
Palavras-chave: dc.subjectState-
Título: dc.titleSindicalismo e memória da vivência docente superior no Estado do Piauí-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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