Uma coleção de modelos de experimentos: problematizando recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lúcia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorSoares, Marcus-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.creatorHernalsteens, Josiane Moreira de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29746-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754278-
Descrição: dc.descriptionAs discussões acerca do uso de recursos didáticos voltados para os processos de ensino-aprendizagem escolar têm sido realizadas por muitos pesquisadores. A literatura específica do tema aponta o favorecimento de sua utilização para que o estudante tenha vivências que lhe permitam desenvolver certas habilidades científicas como observar características específicas dos seres vivos (coleções), concretizar a anatomia e o funcionamento de espécimens e processos biológicos (modelos) e constatar dinamicamente ou investigar alguns desses processos (experimentos). Baseado nessas contribuições da literatura, o presente Trabalho de Conclusão de Curso produz uma coleção de modelos de experimentos voltados à Educação Básica com a pretensão de contextualizar episódios relevantes da História da Ciência para uso em aulas de Ciências e Biologia. Foram confeccionados cinco modelos do tipo maquete, utilizando materiais reaproveitados ou de baixo custo, sendo eles: Modelo da Abiogênese e Biogênese; Modelo da Trajetória do Antibiótico; Modelo da Herança dos Fatores; e Modelo da Doença de Chagas; o último modelo ilustra o caráter coletivo e social da produção do conhecimento científico. A metodologia deste trabalho é composta por três movimentos distintos, sendo eles: primeiro a confecção dos modelos, seguindo com sua apresentação a licenciandos do curso de Ciências Biológicas da UFF e aplicação de questionários a esses licenciandos para levantar suas análises das coleções. A análise dos questionários indica a importância dada às aulas que envolvem recursos didáticos e, também, a necessidade de que a História da Ciência esteja inserida na educação. Os modelos produzidos foram avaliados de forma bastante positiva pelos licenciandos, em aspectos relativos à: relevância dos temas, materialidade, contextualização histórica, informações disponibilizadas pelas fichas informativas e utilização pedagógica. Conclui-se pela aceitação do valor das coleções, modelos e experimentos como recursos pedagógicos para o ensino de Ciências e Biologia. Igualmente, os estudantes reforçaram a importância das abordagens da História da Ciência na Educação Básica quando incluem a contextualização dos eventos científicos e seu caráter coletivo.-
Descrição: dc.descriptionDiscussions about the use of teaching resources aimed at school teaching-learning processes have been carried out by many researchers. The specific literature on the topic points to favoring its use to provide students with experiences that allow them to develop certain scientific skills such as observing specific characteristics of living beings (collections), achieve the aspects of the anatomy and functioning of specimens and biological processes (models) and dynamically verify some of these processes (experiments). Based on these contributions from the literature, the present work produces a collection of models of experiments aimed to bring about episodes from the history of science for the use in science and biology classes. By the use of recycled or low-cost materials, five models were made, namely: Abiogenesis and Biogenesis; Antibiotic Trajectory; Inheritance of Factors; Chagas' Disease; and the last model illustrates the collective and social character of the production of scientific knowledge. The methodology of this work is composed by three steps: the making of the four models, followed by its presentation to undergraduate students in the biological sciences course at UFF and the application of questionnaires to these undergraduate students to raise their analysis of the collections. The analysis of the questionnaires indicates the importance given to teaching models such the ones produced and, also, the need for the History of Science to be inserted in education. The models produced were evaluated in a very positive way by the graduates, in aspects related to: relevance of the themes, materiality, historical context, information provided by the fact sheets and pedagogical use. It concludes by accepting the value of collections, models and experiments as pedagogical resources for teaching science and biology. Likewise, the students reinforced the importance of the history of science approaches in general education when they include both the contextualization of scientific events and their collective character.-
Descrição: dc.description72 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColeções; Modelos; Experimentos; Recurso Didático; História da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático, Ensino da Ciência, Educação básica, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCollections; Models; Experiments; Teaching Resource; History of Science-
Título: dc.titleUma coleção de modelos de experimentos: problematizando recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.