Interfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Escovedo-
Autor(es): dc.contributorTrein, Eunice-
Autor(es): dc.contributorCarmo, Edinaldo Medeiros-
Autor(es): dc.contributorLima, Maria Jacqueline Girão Soares de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7346612689175481-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3684922991380169-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5879472477884020-
Autor(es): dc.creatorFigueira, Maira Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15313-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754276-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho investiga um grupo de professores e professoras participantes de um projeto de extensão que atua na formação inicial e continuada nas interfaces entre Educação Ambiental crítica e Ensino de Ciências. Busquei identificar sentidos que os docentes atribuem à formação e produção curricular a partir da participação no projeto. Analiso as ações pedagógicas do projeto de extensão em duas escolas públicas do município do Rio de Janeiro e os desdobramentos das oficinas oferecidas nas práticas curriculares dos professores participantes. Discuto também os limites e possibilidades da vertente crítica da Educação Ambiental na escola a partir dos relatos dos professores e professoras. Parto dos referenciais teóricos da Educação Ambiental crítica, das teorias crítica e pós-crítica do Currículo, Ensino de Ciências e vertente crítica da extensão. Nesse sentido, considero que apesar de a Educação Ambiental estar universalizada na escola, a interface entre a Educação Ambiental crítica e o ensino de Ciências ainda é pouco explorada. A partir da narrativa dos docentes por meio de entrevistas no formato do grupo focal, entendo que os desdobramentos em suas práticas a partir da participação no projeto foram múltiplos e variados. Utilizando a metodologia da Análise de Conteúdo temática, reuni seis categorias dentro de dois grandes temas, que orientaram a discussão do material produzido a partir das entrevistas realizadas. Considero que o papel desenvolvido pela extensão universitária possibilita relações de reciprocidade entre universidade e escola, desenvolvendo temas pouco explorados pela pesquisa, como no caso da temática da alimentação na interface da Educação Ambiental com Ensino de Ciências. Entendo ainda que a mescla entre diferentes macrotendências da Educação Ambiental é característica de quaisquer conhecimentos que adentram o ambiente escolar por variadas vias e que são os docentes que determinam, em última instância, o desenvolvimento ou não das temáticas ambientais em sala de aula. Concluo que a extensão universitária é uma via bastante produtiva para a introdução de conteúdos e práticas de EA crítica nas escolas-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThe present work investigates a group of teachers participating in an extension project which operates in initial and continuous training at the interfaces between critical Environmental Education and Science Teaching. The quest is to understand the meanings that teachers attribute to formation and curricular production from the participation in the project. I analyze the pedagogical actions of the extension project and the unfolding of the workshops offered in the curricular practices of the participating teachers. I also discuss the limits and possibilities from the critical aspect of Environmental Education in the school from the teacher reports. I start from the theoretical references of critical Environmental Education, critical and post-critical theories of Curriculum, Teaching of Science and the critical aspect of Extension. In this sense, I believe that although Environmental Education is universalized at the school, the interfaces between critical Environmental Education and Science Teaching are still poorly explored. From the narrative of the teachers through interviews in the format of focus group, I understand that the unfolding at the practice of teachers from the participation in the project were multiple and varied. Using the methodology of thematic Content Analysis, I gathered six categories within two major themes, which guided the discussion of the material produced from the interviews. I believe that the role played by the University Extension allows reciprocity relations between university and school, developing themes little explored by research, as in the case of feed theme at the interface of Environmental Education with Science Teaching. I also understand that the fusion between different macro trends of Environmental Education is a mark of any knowledge that enters the school environment by various routes and that the teacher is who determinate, ultimately, the development or not of environmental themes in the classroom. I conclude that University Extension is a very productive way for the introduction of contents and practices of critical environmental education in schools-
Descrição: dc.description104 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing formation-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Título: dc.titleInterfaces entre educação ambiental crítica e ensino de ciências: produções e ressignificações curriculares de professores participantes de um projeto de extensão-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.