Turismo e gestão esportiva: experiências internacionais e perspectivas para os clubes da série A do futebol brasileiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, João Evangelista Dias-
Autor(es): dc.contributorRocha, Saulo Barroso-
Autor(es): dc.contributorVilela, Eduardo Antônio Pacheco-
Autor(es): dc.creatorMoura, Eliabe da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1753-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754270-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho propõe uma nova associação entre futebol e turismo. Não se trata de uma análise de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, mas sim do turismo como serviço comercial nos clubes de futebol do Brasil. A partir de uma conceituação teórica de gestão esportiva e turismo, o trabalho aponta as possíveis intercessões entre estes dois universos. O futebol deixou de ser apenas um esporte para ganhar novas configurações. Nesses novos tempos, somente os clubes com uma gestão esportiva profissional serão capazes de atrair novos investimentos e perceber novas oportunidades. Paralelamente, o turismo se configura uma das mais dinâmicas indústrias globais, que através de seus fluxos alimenta diversos setores econômicos. Grandes clubes do futebol europeu já perceberam o potencial do turismo. São utilizados como referências os casos do Manchester United e Real Madrid, que através de uma gestão esportiva profissional inovaram ao elaborar um serviço turístico para turistas e torcedores. Este estudo aborda a atual situação dos clubes de futebol da séria A do Brasil em 2011. O objetivo é verificar as possibilidades de o turismo ser inserido na folha de ganhos dos clubes de futebol do Brasil. Para isto foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, que se mostra apropriada para iniciar uma reflexão a respeito do tema estudado. O objeto de analise são os sites oficiais dos clubes da série A em 2011, a fim de que seja observada a existência de um serviço turístico ou algum protótipo deste. Verificou-se que grande parte dos times brasileiros ainda não percebeu as oportunidades relacionadas ao turismo. Em contrapartida, alguns clubes do Brasil já desenvolvem um serviço turístico comercial de qualidade e apresentam efetivos resultados na exploração do turismo. Os clubes que desenvolvem este tipo de serviço são aqueles que apresentam maior comprometimento com uma gestão esportiva profissional. Desta forma, o trabalho confirma o potencial deste tipo de serviço nos clubes de futebol do país e pode estimular novas pesquisas que explorem a temática-
Descrição: dc.descriptionThis present work proposes a new partnership between football and tourism. This is not an analysis of large sporting events like the World Cup, but tourism as a commercial service in the football clubs of Brazil. From a theoretical conceptualization of sports management and tourism, this work points out intersections between these two universes. Football is no longer just a sport to take on new configurations. In these new times, only clubs with a professional sports management will be able to attract new investments and realize new opportunities. Parallel to this, tourism is a set of the most dynamic global industries, which flows through their feeding of various economic sectors. Major European football clubs have realized the potential of tourism. The cases of Manchester United and Real Madrid are used as references, which through an innovative professional sports management have developed a tourist service for tourists and fans. The study discusses the current situation of football clubs from Brazilian group A, in 2011. The objective is to verify the possibilities of the tourism activity to be explored by the Brazilian football clubs. For this it was developed a research with a qualitative approach, which appears to be appropriated to initiate a reflection about the chosen theme. The object of analysis are the official websites of the clubs in group A, in 2011, to be observed about the existence of a tourism service or a prototype of this. It was verified that most of the Brazilian teams have not yet realized the opportunities related to tourism. In contrast, some clubs in Brazil have already developed a commercial tourist service of high quality and have presented effective results in the exploitation of tourism. The clubs that developed this type of service are those with a greater commitment to professional sports management. Thus, the study confirms the potential of this type of service football clubs in the country and it may stimulate further research on the theme-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectGestão esportiva-
Palavras-chave: dc.subjectClubes de futebol-
Palavras-chave: dc.subjectServiço turístico-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectSports management-
Palavras-chave: dc.subjectFootball clubs-
Palavras-chave: dc.subjectTourist service-
Título: dc.titleTurismo e gestão esportiva: experiências internacionais e perspectivas para os clubes da série A do futebol brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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