Análise de adesão às campanhas de doação de sangue através do Strategic Options and Development Analysis (SODA): estudo de caso da escola de engenharia da UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergiante, Níssia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Fernando Oliveira-
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucas Lima da Rocha e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:38:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:38:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754266-
Descrição: dc.descriptionA doação de sangue é um tema de saúde pública de grande relevância, sendo responsável por contribuir para salvar milhares de vidas todos os anos. Porém, o Brasil, assim como grande parte dos países em desenvolvimento, não apresenta um sistema autossuficiente, visto que ainda uma parte considerável das doações de sangue não são doações voluntárias, e sim doações de reposição. Então, é fundamental que se entenda quais são os principais fatores que impactam na decisão de voluntariamente doar sangue. Nesse aspecto, instituições de ensino como universidades públicas são ambientes de grande importância para desenvolver a responsabilidade social. Por isso, esse trabalho tem como intuito entender quais são os principais fatores que impactam na decisão dos servidores do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) de participarem das campanhas de doação de sangue que ocorrem dentro do campus da Praia Vermelha, em Niterói. Para isso, foi realizada uma abordagem prática de um Método de Estruturação de Problemas (MEP): Strategic Options Development and Analysis (SODA). A partir da aplicação do método foi possível construir um mapa cognitivo que reunia a perspectiva dos stakeholders entrevistados sobre o problema. E ao analisar esse mapa, foram identificados seis temas principais, definidos como clusters, sendo eles: Direitos e Benefícios, Estratégias de Divulgação, Participação Órgãos da UFF, Motivação Coletiva, Higiene e Segurança e Características da Campanha. A partir da análise individual desses clusters e do modo com que esses se relacionam, e também a partir da análise quantitativa de priorização, foram definidos os pontos de maior relevância dentro do problema em análise. Esses pontos estão diretamente relacionados com os temas de Estratégias de Divulgação e de Participação de Órgãos da UFF. Por fim, identificados esses pontos mais centrais, foram elaboradas algumas propostas de melhoria baseadas nas causas diretas e indiretas desses pontos, buscando assim soluções que criem impacto em todo o sistema-
Descrição: dc.descriptionBlood donation is a public health issue of great relevance, being responsible for contributing to save thousands of lives every year. However, Brazil, like most developing countries, does not have a self-sufficient system, since still a considerable part of blood donations are not voluntary donations, but replacement donations. So, it is essential to understand what are the main factors that impact the decision to voluntarily donate blood. In this regard, educational institutions such as public universities are environments of great importance to develop social responsibility. Therefore, this work aims to understand what are the main factors that impact the decision of the employees of the Production Engineering Department of the Universidade Federal Fluminense (UFF) to participate in the blood donation campaigns that take place within the Praia Vermelha campus, in Niterói. For this, a practical approach to a Problem Structuring Method (PSM) was carried out: Strategic Options Development and Analysis (SODA). From the application of the method it was possible to build a cognitive map that brought together the perspective of the stakeholders interviewed about the problem. And when analyzing this map, six main themes were identified, defined as clusters, namely: “Rights and Benefits”, “Disclosure Strategies”, “Participation by UFF’s Bodies”, “Collective Motivation”, “Health and Safety” and “Campaign Characteristics”. From the individual analysis of these clusters and the way in which they relate, and also from the quantitative prioritization analysis, the most relevant points were defined within the problem under analysis. These points are directly related to the themes of Disclosure Strategies and Participation by UFF’s bodies. Finally, once these most central points were identified, some improvement proposals were developed based on the direct and indirect causes of these points, thus seeking solutions that create an impact on the entire system-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDoação de sangue-
Palavras-chave: dc.subjectDoação de sangue-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectBlood donation-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic Options and Development Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectProblem structuring methods-
Título: dc.titleAnálise de adesão às campanhas de doação de sangue através do Strategic Options and Development Analysis (SODA): estudo de caso da escola de engenharia da UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.