Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miller, Joana | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Cláudia Cruz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Rafael | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Ellen Fernanda Natalino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:38:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:38:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9818 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754254 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo apresenta uma análise do tratamento da temática indígena em dois livros didáticos da disciplina de Sociologia do Ensino Médio, incluídos na última avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, (PNLD/2018-2020). Tratam-se das obras Sociologia Hoje e Sociologia para jovens do século XXI. São objetivos do trabalho apresentar a maneira como a temática indígena se articula aos conceitos e teorias das Ciências Sociais que devem ser tratados (conforme orientações e parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação) no currículo mínimo da disciplina de Sociologia. A análise permitirá demonstrar que há viabilidade e rendimento em tratar a questão a partir da Sociologia e que há maneiras, mais e menos, produtivas de fazer isso | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Populações indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | População indígena | - |
Título: dc.title | As populações indígenas diante dos livros didáticos de Sociologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: