Práticas sustentáveis como fonte de vantagem competitiva nas pequenas empresas brasileiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeão, Maurício de Souza-
Autor(es): dc.contributorRamos Filho, Américo da Costa-
Autor(es): dc.contributorMontalvão, Seérgio de Sousa-
Autor(es): dc.creatorSchaller, Hanna Assis Bittencourt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754249-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca avaliar a possibilidade de alavancar os lucros e se destacar no mercado competitivo através da sustentabilidade ambiental e qual o caminho a se seguir para que as pequenas empresas brasileiras possam alcançar esse objetivo. Para isso, foi realizado um levantamento documental e bibliográfico abordando os conceitos de responsabilidade social, gestão ambiental, cadeias produtivas e ciclo de vida de produtos ambientalmente amigáveis, além do surgimento do consumo consciente e das intenções por trás da busca por produtos sustentáveis. Além disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 9 pequenas empresas brasileiras, a fim de compreender os motivos que levaram essas empresas as práticas e a produção sustentável e responder ao objetivo central desse trabalho, quanto à possibilidade de se alcançar lucro e vantagem competitiva. Essa pesquisa se deu através de um questionário com 8 perguntas, que abordavam assuntos como a motivação, a concorrência, a existência de uma receptividade aos produtos sustentáveis, o custo e o retorno do investimento, a variação no balanço e na carteira de clientes da empresa, a tendência pela busca de produtos sustentáveis e a recomendação das empresas quanto a essas práticas. Os resultados obtidos através das respostas indicam que existe um mercado consumidor consciente e que existe uma tendência crescente pela busca de produtos e empresas ambientalmente sustentáveis. O investimento inicial pode ser alto, o que torna o retorno dos lucros mais lento, mas que o aumento gradativo da conscientização e da busca por produtos sustentáveis oferecem uma perspectiva favorável de lucro e vantagem competitiva-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to evaluate the possibility of leveraging profits and stand out in the competitive market through environmental sustainability and which is the way forward for small Brazilian companies to achieve this goal. To this end, a documentary and bibliographical survey was conducted addressing the concepts of social responsibility, environmental management, production chains and life cycle of environmentally friendly products, as well as the emergence of conscious consumption and the intentions behind the search for sustainable products. In addition, a qualitative research was conducted with 9 small Brazilian companies, in order to understand the reasons that led these companies to practices and sustainable production and to respond to the central objective of this work, as to the possibility of achieving profits and competitive advantage. This survey was conducted through eight questions about motivation, competition, responsiveness to sustainable products, cost and return of the investment, variation in the company's balance sheet and customer base, the tendency towards the search for sustainable products and the companies recommendation regarding these practices. The results obtained through the answers indicate that there is a conscious consumer market and that there is a growing tendency towards the search for environmentally sustainable products and companies. Initial investment may be high, which makes the return on profits slower, but the gradual increase in awareness and pursuit of sustainable products offers a favorable outlook for profit and competitive advantage-
Descrição: dc.description52 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo consciente-
Palavras-chave: dc.subjectVantagem competitiva-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectConscious consumption-
Palavras-chave: dc.subjectCompetitive advantage-
Título: dc.titlePráticas sustentáveis como fonte de vantagem competitiva nas pequenas empresas brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.