De onde viemos, para onde vamos: um olhar historiográfico sobre o desenvolvimento do ensino ao decorrer da evolução da humanidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, João Guilherme Siqueira-
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria Bernadete Pinto dos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Gustavo Nascimento de-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.creatorNeves, Douglas Cristiano Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22104-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754243-
Descrição: dc.descriptionA humanidade sofre o processo de evolução tanto quanto qualquer animal irracional. Atualmente, a espécie se considera como “o homem moderno”, cientificamente denominado como Homo sapiens sapiens. Essa classificação é devida a dois fatores: o tamanho do cérebro e a capacidade de acúmulo de conhecimento. O processo evolutivo da sociedade tem sido mais rápido do que a evolução dos próprios Homo sapiens sapiens a uma próxima geração. O ser humano então se considera como o ser com melhor capacidade cognitiva e isso leva à questão: quão conectada está a evolução – tanto da humanidade quanto social – com a educação. Com isso, este trabalho tem o objetivo de entender como o desenvolvimento humano contribuiu com a evolução da educação e do ambiente usado para ensinar. Deseja-se também reconhecer padrões históricos das revoluções curriculares/educacionais ao redor do mundo, para assim poder prever se, e como, a educação mudará. Este trabalho aborda temas da educação oriental e ocidental, das diferenças na mesma sociedade de acordo com o tempo, do que era a escola antigamente e o público que poderia acessá-la. Para uma pesquisa bibliográfica exploratória da história das sociedades, escolheu-se civilizações antigas específicas para abordarmos tais questões: Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma foram alguns “Estados” estudados antes de entrarmos na idade média. Estudou-se também como foi alterada a educação pós movimentos: renascentistas, humanistas, realistas, iluministas, entre outros. As grandes navegações ocorridas na época trouxeram um tipo específico de educação para o Brasil inicialmente: a educação jesuíta. Os grandes acontecimentos mundiais do século XIX – revoluções industriais, 1° e 2° guerras mundiais, guerra fria, crises econômicas, expansão demográfica – mudaram radicalmente a maneira como o ser humano enxergava o mundo e a sociedade, ao disponibilizar diversos avanços para a mesma. O mundo então aumenta seu interesse pela educação e seus métodos de ensino, visto que cada vez mais os humanos crescem em quantidade e precisam sobreviver, atribuindo suas esperanças à educação. Por fim, são abordadas as mudanças no sistema de ensino brasileiro, o decorrer das novas legislações até a realidade educacional do país e um pouco das novidades mundiais, para assim tentar entender e prever o papel que um futuro professor terá como educador nas escolas por vir e como a educação será vista nas próximas gerações-
Descrição: dc.descriptionThe humanity undergoes the process of evolution as much as any irrational animal. Currently, the species considers itself as “the modern man”, scientifically denominated as Homo sapiens sapiens. This classification is due to two factors: the size of the human brain and the capacity to accumulate knowledge. The evolutional process of society has been faster than the evolution of the Homo sapiens sapiens to a next generation. The human being considers himself as beings with greater cognitive ability and it leads to the question: how connected is evolution – social and human - with education. Thus, this essay has the objective of understand how the human development contributes to an evolution of education e the environment used to teach. It is desired, also, to recognize historical patterns of curricular/educational revolutions around the world, in order to be able to predict if, and how, education could change. This paper approach themes of oriental and occidental educations, differences in the same society according to ages, from what the school once was and the attendees that could access it. For an exploratory bibliographic research of societies history, it was chosen specific ancient civilizations to discuss such questions: Mesopotamia, Egypt, Greece and Rome are some of the “States” studied before going in to the medium age. It was studied also how changed the education was after movements: renaissance, humanists, realists, illuminists, and others. The great navigations occurred in that time brought a specific type of education to Brazil: the Jesuit education. Major world events of the century XIX – industrial revolutions, 1st and 2nd world wars, cold war, economic crises, demographic expansion – radically changed the way the human saw the world and society, when providing several advances to it. The world, then improves its interest for education and its teaching methods, since even more humans grow in quantity and need to survive, assigning their hopes to education. Furthermore, as addressed the changes in the Brazilian educational system, over new legislations to the educational reality and some of the world news, so that try to understand and predict the role that the future professor will have as an educator in the schools that will come and how education will be seen by the next generations-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação mnemônica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação difusa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação mútua-
Palavras-chave: dc.subjectEducação híbrida-
Palavras-chave: dc.subjectEducação 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEvolução humana-
Palavras-chave: dc.subjectMudança social-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of education-
Palavras-chave: dc.subjectMnemonical education-
Palavras-chave: dc.subjectDiffuse education-
Palavras-chave: dc.subjectMutual education-
Palavras-chave: dc.subjectHybrid education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation 4.0-
Título: dc.titleDe onde viemos, para onde vamos: um olhar historiográfico sobre o desenvolvimento do ensino ao decorrer da evolução da humanidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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