Uma história sobre interação a distância para ser contada no ensino médio de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorMartins, Jorge Simões de Sá-
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
Autor(es): dc.creatorRego, Vinícius Pessanha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7974-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754234-
Descrição: dc.descriptionA interação a distância é, ainda nos dias de hoje, uma questão interessante para a ciência contemporânea. Em livros diversos podemos presenciar diferentes tipos de explicação sobre as forças que atuam em corpos quando não em contato. Muitas vezes entendida como mediada por um agente, a interação a distância aparece nos livros, nos vestibulares e, por consequência, no ensino médio como uma ação mediada pelos chamados campos de força dentro da física. Este que por vezes é entendido como região, vetor, alteração no espaço, como curvatura e também como armazenamento de energia. Diante dos exemplos citados fica evidente que, concordando com Silva e Krapas (2007), a imensa quantidade de significados atribuída a este conceito claramente confunde muito mais do que esclarece tanto o estudante quanto o professor que se propõe a apresentar este conceito tão pouco revelado tanto nos livros de ensino médio quanto de ensino superior. O presente trabalho tem a audácia de tentar ser esclarecedor, a partir de uma melhor organização dos fatos históricos, numa discussão à título de ensino médio, sobre a questão da ação a distância já tratada por tantos outros nomes de peso dentro da física e da metafísica-
Descrição: dc.descriptionThe action at distance is nowadays an interesting question to the contemporary Science. In several books we can see differents types of explanation about the forces acting in corps untouched. A lot of times understanded as mediated by an agent, the interaction at distance appears in the books, in the vestibulares and, as consequence, in the high school as action mediated by force fields in physics. Field that in times is understood as region, vector, space changes, curvature and also energy storage. In front of the examples named is clear, agreeing with Silva and Krapas (2007), that the great amount of meanings attached to this concept clearly confuses more than clarifies it both to the student and teachers that has to present this unshown concepts in the high school books as in the superior books. The present work has the attempt of being clear, starting at a better frame of the history facts, in a discussion by high school, about the action at distance question already treated by so many great names in physics and meta physics-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciências-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentation-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teacher education-
Título: dc.titleUma história sobre interação a distância para ser contada no ensino médio de física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.