Palavras (ocas) o vento leva.... as dimensões da escuta, do diálogo e da deliberação no estudo da participação infantil a partir da experiência da representação estudantil em uma escola pública municipal.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban do-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Mitsi Pinheiro de-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Kátia Faria de-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Carmem Sanches-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Mairce da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2284020831723538-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9777735988809472-
Autor(es): dc.creatorSchilke, Ana Lúcia Tarouquella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15679-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754232-
Descrição: dc.descriptionParticipar do espaço escolar é um direito subjetivo de qualquer criança, mas a forma como tal participação ocorre nos instiga a pensar se esta forma de inserção social tem a possibilidade de induzir a agenda política que norteia a ação pedagógica implementada na escola. Problematizar a participação infantil no contexto escolar justifica-se porque historicamente as crianças não eram vistas como sujeitos sociais e de direitos, sendo o reconhecimento da criança como participante ativo da sociedade algo bastante recente. Outra dimensão a ser considerada é que no contexto escolar, muitas vezes, a criança ainda é compreendida como um vir a ser, que precisa ser disciplinada e educada como uma espécie de tábula rasa a ser moldada pelos adultos. Atenta a este contexto, intenciono, na presente tese, problematizar o lugar político que a criança ocupa no cenário educacional, ao investigar, a partir da constituição de representação estudantil em uma unidade escolar pública no município de Niterói, como se dá a participação infantil na escola e seus efeitos sobre esse contexto. Ao investigar os processos de participação estudantil, o estudo interroga as formas mais ou menos potentes desta participação e busca entender seus fundamentos, tomando como referencial teórico e metodológico o estudo do Pensamento Abissal, os Estudos com o Cotidiano, a Sociologia da Infância e o debate sobre as relações opressoras que sustentam uma determinada forma de participação. Durante o percurso da pesquisa no qual reconheço as crianças como parceiras de estudo, coloco em discussão o que significa ser criança e de que elas podem participar. Isso ocorre, pois, no encontro com as crianças ficava, ora implícita, ora explicita, a ideia de (in)capacidade destas de negociar, de influenciar e de codecidir com os adultos sobre a dinâmica escolar. Ao ouvi-las, no contexto do trabalho realizado, foi possível compreender que a sua participação na dinâmica escolar, pelo menos hegemonicamente, ainda é excludente, passiva e relativamente dissociada da possibilidade de intervenção no trabalho desenvolvido na escola. Desta forma, o referido estudo problematiza as relações de poder estabelecidas no interior da escola de maneira a tensionar a dimensão antidialógica que sustenta a relação pedagógica, reconhecendo que o diálogo é caminho a ser trilhado para compartilhar poderes. Assim, ouvir, dialogar e deliberar são elementos necessários para que crianças e adultos, em processos de codecisão, possam vivenciar a participação como alternativa solidária e emancipadora na qual a voz da criança tenha a força de pronunciar o mundo-
Descrição: dc.descriptionParticipating in the school environment is a subjective right of every child, but the way how this participation occurs makes us think if it is able to induce the political agenda that guides the pedagogy practiced at schools. Problematizing children's participation at the school context justifies because historically kids were not seen as social subjects and subjects of rights. Therefore, identifying children as active participants of the society is something very recent. Another dimension to be considered is that in the school context, the child is still often understood as a coming to be, who needs to be disciplined and educated as a sort of blank slate to be shaped by adults. In view of this context, I intend in this thesis to problematize the political place that the child occupies in the educational scenario, investigating, from the constitution of the student representation in a public school unit in the city of Niterói, how is the participation of children in school and its effects in this context. By investigating the processes of student participation, the study questions the more or less potent forms of this participation, and seeks to understand its foundations, taking as a theoretical and methodological reference the Abyssal Thought study, Studies with Everyday Life, Sociology of Childhood and the debate on The oppressive relations that sustain a certain form of participation. During the course of the research in which I recognize the children as study partners, I discuss what it means to be a child and what they can participate in. This is because, interacting with the children, the idea of their inability to negotiate, influence and codecide with the adults about the school dynamics was implicit and sometimes explicit. By listening to them, in the context of this work, it was possible to understand that their participation in school dynamics, at least hegemonically, is still exclusive, passive and relatively dissociated from the possibility of intervention in the work developed in the school. Thus, this study problematizes the relations of power established within the school in order to stress the antidialogical dimension that supports the pedagogical dynamics, recognizing that dialogue is the way to be traced to share powers. Thus, listening, dialogue and deliberation are necessary elements for children and adults in codecision processes to experience participation as a solidaristic and emancipatory alternative in which the child's voice has the power to pronounce the world-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectparticipação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectdiálogo-
Palavras-chave: dc.subjectcodecisão-
Palavras-chave: dc.subjectcotidiano escolar-
Palavras-chave: dc.subjectchildren's participation-
Palavras-chave: dc.subjectdialogue-
Palavras-chave: dc.subjectcodecision-
Palavras-chave: dc.subjectschool everyday life-
Título: dc.titlePalavras (ocas) o vento leva.... as dimensões da escuta, do diálogo e da deliberação no estudo da participação infantil a partir da experiência da representação estudantil em uma escola pública municipal.-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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