Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paixão, Léa Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00178306649 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mafra, Leila de Alvarenga | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:13029835634 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4788980J7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontoura, Helena Amaral da | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:85997552772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796387Y8 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Angela Regina Curzio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20856 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754223 | - |
Descrição: dc.description | La perspective de continuité de scolarization pour les étudiants des familles de la ville de Nova Friburgo semble-t-être très conditionnée par l’origine sociale, car les possibilites locales sont faibles. On a essayé de connaître comment les jeunes qui finnissent l’enseignement fondamental du réseau public de Nova Friburgo prévoyent leurs perspectives par rapport à l’avenir: leurs projets et tensions d’appartenance e si les jeunes ont une tendence d’internalizer les opportunités objectives selon de groupe social auquel ils appartiennent. Cette recherche a été éffectuée en deux étapes: la prémière quantitative et la deuxième,qualitative. Á la prémière étape, on a obtennu le profil des étudiants à travers l’application d’un questionnaire. Á la deuxième, on a essayé de rendre plus intelligibles les réponses obtennues dans le questionnaire, en utilisant des interviews semi-structurées enrégistrées avec l’aide d’un magnétophone. Les interviews ont été transcrites et analisées avec le but d’avoir des dimensions sociales e de traiter des groupes d’individus. On a decouvert que l’origine sociale exerce une certaine influence, mais ne detérmine pas le projet. Il existe d’autres conditions qui doivent étre considerées, comme les questions de genre et dimensions de la trajectoire et les objectives personnels. Le contexte social est important, mais des élements comme le marche et la subjetivité des agents sociales y sont présents aussi. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | A perspectiva de continuidade de escolarização para os estudantes das famílias friburguenses parece muito condicionada pela origem social, pois as possibilidades locais são restritas. Buscou-se conhecer como os jovens concluintes do Ensino Fundamental da rede pública de Nova Friburgo visualizam suas perspectivas de futuro: seus projetos, suas tensões de pertencimento e se tendem a internalizar as chances objetivas de acordo com o grupo social a que pertencem. Esta pesquisa realizou-se em duas etapas: uma primeira quantitativa e outra qualitativa. Na primeira etapa, obteve-se o perfil dos concluintes através da aplicação de questionário. Na segunda, buscou-se tornar mais inteligíveis as respostas obtidas no questionário, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas registradas com o auxílio de gravador. As entrevistas foram transcritas e analisadas de forma a tirar dimensões sociais e tratar grupos de indivíduos. Detectou-se que a origem social influencia, mas não determina o projeto. Existem outras condições que precisam ser consideradas, tais como, a questão de gênero e dimensões da trajetória e dos interesses pessoais. O lugar social conta, mas elementos da ordem de mercado e da subjetividade dos atores sociais também estão presentes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nova Friburgo (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Nova Friburgo (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Nova Friburgo (RJ) - Finalidades e objetivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - Nova Friburgo (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Projetos e Tensões de Concluintes do Ensino Fundamental da Rede Pública de Nova Friburgo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: