Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sacramento, Josiane Aparecida da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Francisco, Daniel Neto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lacerda, Lohania Clíssia Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Cesario, Sheila Maria da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16823 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754218 | - |
Descrição: dc.description | O ponto de partida deste trabalho é a realidade escolar e sua forma de inserção nas condições impostas pelo governo quanto ao avanço de políticas públicas voltadas para o atendimento à pessoa com deficiência: inclusão e acessibilidade. O objetivo do trabalho é analisar as condições de acessibilidade em uma escola pública do município de Volta Redonda/RJ, traçando um paralelo entre a realidade da escola e os fundamentos legais da inclusão. O estudo de caso, fundamentado por uma metodologia qualitativa, busca compreender as tensões e desafios do trabalho dos profissionais da educação em escolas públicas e os paradigmas da inclusão de um aluno com deficiência, valendo-se de três instrumentos básicos para o levantamento das informações: a análise documental, entrevistas e observações. Os resultados do estudo demonstraram que a prática eficaz da inclusão escolar e acessibilidade depende da resolução de questões por parte do poder público, bem como da observância das normas estabelecidas em Lei, possibilitando à escola ser vista não só como um ambiente de construção de conhecimento, mas capaz de acolher as diferenças. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volta Redonda (RJ) | - |
Título: dc.title | Inclusão escolar e as barreiras da acessibilidade: um estudo de caso sobre uma unidade de ensino do município de Volta Redonda | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: