Inclusão escolar e as barreiras da acessibilidade: um estudo de caso sobre uma unidade de ensino do município de Volta Redonda

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSacramento, Josiane Aparecida da Silva-
Autor(es): dc.contributorFrancisco, Daniel Neto-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Lohania Clíssia Pereira-
Autor(es): dc.creatorCesario, Sheila Maria da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16823-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754218-
Descrição: dc.descriptionO ponto de partida deste trabalho é a realidade escolar e sua forma de inserção nas condições impostas pelo governo quanto ao avanço de políticas públicas voltadas para o atendimento à pessoa com deficiência: inclusão e acessibilidade. O objetivo do trabalho é analisar as condições de acessibilidade em uma escola pública do município de Volta Redonda/RJ, traçando um paralelo entre a realidade da escola e os fundamentos legais da inclusão. O estudo de caso, fundamentado por uma metodologia qualitativa, busca compreender as tensões e desafios do trabalho dos profissionais da educação em escolas públicas e os paradigmas da inclusão de um aluno com deficiência, valendo-se de três instrumentos básicos para o levantamento das informações: a análise documental, entrevistas e observações. Os resultados do estudo demonstraram que a prática eficaz da inclusão escolar e acessibilidade depende da resolução de questões por parte do poder público, bem como da observância das normas estabelecidas em Lei, possibilitando à escola ser vista não só como um ambiente de construção de conhecimento, mas capaz de acolher as diferenças.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade da educação-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Título: dc.titleInclusão escolar e as barreiras da acessibilidade: um estudo de caso sobre uma unidade de ensino do município de Volta Redonda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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