Literatura e processos criativos no trabalho pedagógico com a educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058-
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virgínia Georg-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Pablo de Vargas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9179487937818878-
Autor(es): dc.creatorBernardino, Tharlys Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26524-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754214-
Descrição: dc.descriptionEssa pesquisa busca refletir sobre as possibilidades de desenvolver um trabalho criativo envolvendo a literatura e os processos lúdicos na Educação Infantil. Dialogo com autores como Paulo Freire, Lev Vigotski, Walter Benjamin, Jorge Larrosa e outros. Essa investigação enfatizou a importância de promover experiências de transformação e formação no trabalho pedagógico através das narrações de histórias. Traz memórias autobiográficas leitoras, vivências e experiências no trabalho educacional. Assim, a primeira parte valoriza a narração como instrumento de compreensão social e cultural, despertando o pensamento crítico e auxiliando a visão de mundo através das perspectivas de Paulo Freire. A segunda parte traz as construções criativas para se desenvolver um trabalho diferente de leitura, na intencionalidade de despertar o interesse da criança, tendo como apoio teórico conceitual de Walter Benjamin e Larrosa de forma a refletir sobre a capacidade de ampliar o trabalho educacional sem amarras prescritivas, tomando o ato de contação de histórias como ferramenta positiva no desenvolvimento da criança. Na última parte, a inserção da narração autobiográfica faz-se presente com o objetivo de compartilhar minha trajetória leitora e o desenvolver de minha prática pedagógica frente a momentos inesperados como parte dos processos criativos que contribuíram no ensino aprendizagem das crianças.-
Descrição: dc.descriptionThis research reflect on the possibilities of developing work for a playful literature in early childhood education. Talks dialogue with authors such as Paulo Freire, Lev Vigotski, Walter Benjamin, Jorge Larrosa and others. This investigation emphasized the importance of promoting experiences of transformation and formation in the work of storytelling. It brings readers autobiographical memories, perceptions and experiences in educational work. Thus, the first values narration as an instrument of social and cultural understanding, awakening critical thinking and helping to view the world through Paulo Freire's perspectives. The second part brings creative constructions to develop a different work of reading, with the intention of arousing the interest of the child, with the conceptual support of Walter Benjamin and Larrosa, in order to reflect on the ability to expand the educational work without prescriptive constraints, taking advantage of the contact of stories as a positive tool in the child's development. In the last part, the insertion of the autobiographical narration is made to present the objective of sharing my reading trajectory with the development of my pedagogical practice unexpected moments such as the initial processes of learning and the front in the teaching of children.-
Descrição: dc.description60 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectNarrações de Histórias-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos Criativos-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias Autobiográficas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectCriação (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectMemória na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectStorytelling-
Palavras-chave: dc.subjectCreative Processes-
Palavras-chave: dc.subjectAutobiographical Memories-
Título: dc.titleLiteratura e processos criativos no trabalho pedagógico com a educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.