Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Jóice Cleide Cardoso Ennes de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0671166307420162 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0928269555559235 | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2821128318835622 | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Erick Muiños | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754192 | - |
Descrição: dc.description | O grafite existe de algum modo desde os primórdios da humanidade e possui valor histórico, político e cultural. No entanto é pouco utilizado pela comunidade acadêmica. Este trabalho objetiva primeiramente definir e contextualizar o grafite para então demonstrar seu potencial para a sociedade acadêmica como fonte de informação. A partir do estudo da literatura sobre o tema, houveo recolhimento de exemplos de grafites do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) daUniversidade Federal Fluminense e sua análise. Como resultado, verificamos que os grafites têm em comum o fato de passarem uma mensagem de valor político e/ou cultural de importância no período em que foram criados, com a capacidade para iniciar discussões. Concluímos que o grafite é uma manifestação do ato de ser humano, da sua necessidade de ser ouvido e de deixar sua marca, além de criar arte e trazer mudanças à sociedade em que vive. Seu valor como fonte de informação científica para pesquisa em diversas áreas é percebido por seu valor cultural e social e como uma “voz” do povo a ser ouvida. | - |
Descrição: dc.description | Graffiti has somehow existed since the dawn of humanity and has historical, political and cultural value. However, it is rarely used by the academic community. This paper aims firstly to define and contextualize graffiti and then demonstrate its potential for the academic society as a information source. With the study of scientific works on the subject, examples of graffiti from Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) from Universidade Federal Fluminense were collected and analyzed. As a result, we found that graffiti have in common the fact that they convey a message of political and/or cultural importance during the period in of its creation, with the power to initiate discussions. We conclude that graffiti is a manifestation of being human and the need to be heard and to leave a mark, in addition to creating art and bringing changes to society. Its value as a source of scientific information for research in several areas is proven by its cultural and social value and as a “voice” of the people to be heard. | - |
Descrição: dc.description | 33 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grafite | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grafita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonte de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graffiti | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information sources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) | - |
Título: dc.title | Grafite como fonte de informação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: