Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPimentel, Solimá Gomes-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Sandra Maciel de-
Autor(es): dc.contributorArnaut, Roberto Geraldo Tavares-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ayla Gatto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13970-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754191-
Descrição: dc.descriptionAs propostas deste trabalho estão apoiadas na necessidade de entender e refletir os obstáculos que os alunos demonstram ter na utilização dos algoritmos das operações básicas. A partir dos estudos realizados anteriormente, onde o principal objetivo foi entender o porquê das dificuldades no entendimento das ações realizadas nos algoritmos destas operações, procuramos teóricos opositores à aprendizagem de conceitos sem a ligação com conhecimentos pré- existentes na estrutura cognitiva do aluno. A teoria cognitiva de aprendizagem de David Ausubel tem sua origem no movimento construtivista e defende a auto-aprendizagem, onde o aprendiz deve ser estimulado a estabelecer relações entre ideias, conceitos e proposições já estabelecidas em sua estrutura cognitiva. A fim de acompanhar o processo de construção e evolução do conhecimento dos alunos em relação a conceitos relacionados com a operação de divisão, e aplicando a teoria de Ausubel e Piaget, elaboraremos um mapa conceitual do algoritmo da divisão que apresenta, de maneira pontual, as relações existentes entre conceitos matemáticos necessários para a aprendizagem do algoritmo da divisão. A partir destes estudos elaboramos uma sequência didática, com o objetivo de fortalecer as teorias matemáticas as quais este algoritmo se baseia-
Descrição: dc.descriptionThe aims of this work are supported on the need to understand the obstacles that students demonstrate in actions have used in the algorithms of basic operations. From previous studies, where the main objective was to understand the reasons for the difficulties in understanding the actions performed in the algorithms of these operations, we seek theoretical opponents of learning concepts without the connection with preexisting knowledge in the student cognitive structure. Theory David Learning Cognitive Ausubel has its origin in the constructivist movement and supports the self-learning, where the learner should be encouraged to establish relationships between ideas, concepts and propositions already established in their cognitive structure. In order to monitor the process of construction and development of the students' knowledge about the concepts related to the division operation, and applying Ausubel theory from the minimum curriculum of ementary Sss a timely manner, the relationship between mathematical concepts necessary for learning division algorithm. From these studies we developed a didactic sequence, with the aim of strengthening the mathematical theories which this algorithm is based-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAn error occurred getting the license - uri.-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDivisão-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmo-
Palavras-chave: dc.subjectMapa conceitual.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectDivision-
Palavras-chave: dc.subjectAlgorithm-
Palavras-chave: dc.subjectConceptual map-
Título: dc.titleReflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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