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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
| Autor(es): dc.creator | Britto, Lívia Almeida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9812 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754186 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da Educação Inclusiva nas escolas públicas de ensino fundamental. Para isso analisamos os processos de inclusão trabalhados e a formação dos professores na Escola de Ensino Fundamental Municipal Edgard Werneck, na cidade do Rio de Janeiro. Nesse espaço de observação e investigação, procurou-se identificar os trabalhos desenvolvidos, relacionando-os às propostas de educação inclusiva vigentes. A criação de uma escola inclusiva onde todos os alunos sintam-se reconhecidos, valorizados e respeitados envolve cuidar dos conteúdos ensinados e da maneira de como o currículo é transmitido. Não somente as estratégias de ensino devem ser designadas e as áreas curriculares determinadas para responder a uma ampla variedade de diferenças entre os alunos, mas o próprio currículo deve destinar-se às muitas maneiras em que os alunos se diferenciam. Comunidades inclusivas são aquelas em que todos os membros consideram-se pertencentes e às quais acham que podem dar uma contribuição; os alunos não podem constituir uma comunidade, não podem ficar à vontade, se acharem que o preço a pagar é a indiferença a suas próprias diferenças e às de seus colegas. Os resultados aqui obtidos apontam para um processo que ainda se mantem em vias de construção a passos curtos, por conta da força da tradição e do senso comum. A falta de diálogo e o distanciamento da formação de professores com os novos saberes dificultam o exercício pleno dos projetos educacionais propostos nas documentações oficias. O desmembramento da administração da educação pública em consonância com o efeito eleitoreiro ajuda a engessar as mudanças necessárias a um projeto mais amplo e operacional da educação inclusiva em todas as escolas públicas brasileiras. Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede entre a escola e a sociedade. Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Integração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | Educação inclusiva no ensino fundamental: relato de uma experiência de campo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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