Educação inclusiva no ensino fundamental: relato de uma experiência de campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.creatorBritto, Lívia Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754186-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da Educação Inclusiva nas escolas públicas de ensino fundamental. Para isso analisamos os processos de inclusão trabalhados e a formação dos professores na Escola de Ensino Fundamental Municipal Edgard Werneck, na cidade do Rio de Janeiro. Nesse espaço de observação e investigação, procurou-se identificar os trabalhos desenvolvidos, relacionando-os às propostas de educação inclusiva vigentes. A criação de uma escola inclusiva onde todos os alunos sintam-se reconhecidos, valorizados e respeitados envolve cuidar dos conteúdos ensinados e da maneira de como o currículo é transmitido. Não somente as estratégias de ensino devem ser designadas e as áreas curriculares determinadas para responder a uma ampla variedade de diferenças entre os alunos, mas o próprio currículo deve destinar-se às muitas maneiras em que os alunos se diferenciam. Comunidades inclusivas são aquelas em que todos os membros consideram-se pertencentes e às quais acham que podem dar uma contribuição; os alunos não podem constituir uma comunidade, não podem ficar à vontade, se acharem que o preço a pagar é a indiferença a suas próprias diferenças e às de seus colegas. Os resultados aqui obtidos apontam para um processo que ainda se mantem em vias de construção a passos curtos, por conta da força da tradição e do senso comum. A falta de diálogo e o distanciamento da formação de professores com os novos saberes dificultam o exercício pleno dos projetos educacionais propostos nas documentações oficias. O desmembramento da administração da educação pública em consonância com o efeito eleitoreiro ajuda a engessar as mudanças necessárias a um projeto mais amplo e operacional da educação inclusiva em todas as escolas públicas brasileiras. Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede entre a escola e a sociedade. Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração-
Palavras-chave: dc.subjectEscola básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleEducação inclusiva no ensino fundamental: relato de uma experiência de campo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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