Experimentação no ensino de eletricidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Marciano Alves-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Thuany Corrêa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754165-
Descrição: dc.descriptionA Física tem fundamental importância na Educação Básica pela sua aplicabilidade e contextualizada no dia a dia. Porém o processo de aprendizagem no ensino de Física é bastante complexo por se tratar de uma disciplina o considerada difícil e abstrata para os alunos, ainda mais quando se trata de temas como Eletricidade. Este trabalho apresenta atividades experimentais confeccionadas com materiais de baixo custo que permitem ao aluno uma assimilação dos conceitos teóricos estudados com o uso da experimentação. O trabalho consiste em estudar associação de resistores, tensão e corrente em circuitos em série e paralelo, para que o aluno possa a fazer uma assimilação com a realidade vivenciada. O trabalho apresenta descrição do experimento, junto com roteiro para a utilização do mesmo. Os resultados obtidos foram satisfatórios e demonstram que meios lúdicos de se ensinar física de grande relevância para que o aluno seja capaz de desenvolver habilidades e pensamento crítico.-
Descrição: dc.descriptionPhysics has fundamental importance in Basic Education for its applicability and contextualized in the day to day. However the learning process in Physics teaching is quite complex because it is a discipline considered difficult and abstract for students, especially when it comes to topics such as Electricity. This work presents experimental activities made with low cost materials that allow the student an assimilation of the theoretical concepts studied with the use of experimentation. The work consists in studying the association of resistors, voltage and current in circuits in series and parallel, so that the student can make an assimilation with the reality experienced. The paper presents a description of the experiment, together with a roadmap for its use. The results obtained were satisfactory and demonstrate that playful means of teaching physics of great relevance so that the student is able to develop skills and critical thinking.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria construtivista-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental Activities-
Palavras-chave: dc.subjectElectricity-
Título: dc.titleExperimentação no ensino de eletricidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.