Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Marciano Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Thuany Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12493 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754165 | - |
Descrição: dc.description | A Física tem fundamental importância na Educação Básica pela sua aplicabilidade e contextualizada no dia a dia. Porém o processo de aprendizagem no ensino de Física é bastante complexo por se tratar de uma disciplina o considerada difícil e abstrata para os alunos, ainda mais quando se trata de temas como Eletricidade. Este trabalho apresenta atividades experimentais confeccionadas com materiais de baixo custo que permitem ao aluno uma assimilação dos conceitos teóricos estudados com o uso da experimentação. O trabalho consiste em estudar associação de resistores, tensão e corrente em circuitos em série e paralelo, para que o aluno possa a fazer uma assimilação com a realidade vivenciada. O trabalho apresenta descrição do experimento, junto com roteiro para a utilização do mesmo. Os resultados obtidos foram satisfatórios e demonstram que meios lúdicos de se ensinar física de grande relevância para que o aluno seja capaz de desenvolver habilidades e pensamento crítico. | - |
Descrição: dc.description | Physics has fundamental importance in Basic Education for its applicability and contextualized in the day to day. However the learning process in Physics teaching is quite complex because it is a discipline considered difficult and abstract for students, especially when it comes to topics such as Electricity. This work presents experimental activities made with low cost materials that allow the student an assimilation of the theoretical concepts studied with the use of experimentation. The work consists in studying the association of resistors, voltage and current in circuits in series and parallel, so that the student can make an assimilation with the reality experienced. The paper presents a description of the experiment, together with a roadmap for its use. The results obtained were satisfactory and demonstrate that playful means of teaching physics of great relevance so that the student is able to develop skills and critical thinking. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria construtivista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental Activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electricity | - |
Título: dc.title | Experimentação no ensino de eletricidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: