Tecendo reflexões em conjunto com as redes sociais: o colapso ambiental, o isolamento social e o futuro do planeta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Carolina Alves Gomes de-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ana Luisa Fonseca de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754157-
Descrição: dc.descriptionCom a expansão do Novo Coronavírus e a adoção de medidas como o distanciamento social, houve aumento do número de usuários ativos nas redes sociais. Seja para manter o contato com outras pessoas, se entreter com conteúdos, ou para buscar informações é evidente que a internet ocupou um espaço importante durante o isolamento social. Diante disso, o presente estudo buscou entender e pensar sobre questões ambientais, como o colapso ecológico, o futuro do planeta e mudanças cotidianas, em conjunto com reflexões e conteúdos produzidos e compartilhados nas redes sociais. Além disso, este trabalho também tem como base o diálogo feito através de perspectivas de uma Educação Ambiental que se articula com os Estudos Culturais. Como metodologia foram realizadas entrevistas em duplas com quatro alunos de Ensino Médio de escolas privadas, sendo uma das duplas residente da cidade de Angra dos Reis e a outra de Niterói. As entrevistas foram do tipo semiestruturadas e em sua confecção foram integrados posts, vídeos e imagens que repercutiram nas redes sociais durante os anos de 2020 e 2021, em que o mundo passou por uma pandemia que afetou intensamente as vidas e as sociedades como um todo. Após as respostas obtidas, a discussão foi feita por meio de reflexões e interpretações das conversas realizadas com apoio de autores e estudiosos que vem adentrando o tema mencionado. Foram escolhidos quatro assuntos principais a serem desenvolvidos na discussão. O primeiro deles foi o papel atribuído às redes sociais durante o isolamento social. O segundo foi como podemos entender o futuro de maneira diferente a partir do atual momento. O terceiro abordou a nossa existência no planeta e como podemos repensá-la. Já o quarto, e último, assunto teve como foco as diferentes formas pelas quais tentamos nos aproximar e conectar com o meio ambiente em nosso cotidiano durante a pandemia, além de também refletir sobre como essas tentativas de conexões podem ter influenciados hábitos no dia a dia.-
Descrição: dc.descriptionAlong with the outbreak of the New Coronavirus and the adoption of measures such as social distancing, there was an increase in the number of active users on social networks. Whether to keep in touch with other people, entertain yourself with content or to seek information, it is evident that the internet has occupied an important space during social isolation. Therefore, the present study sought to understand and think about environmental issues, such as ecological collapse, the future of the planet and daily changes, together with reflections and content produced and shared on social networks. In addition, this work is also based on the dialogue made through perspectives of an Environmental Education that articulates with Cultural Studies. As a methodology, interviews were carried out in pairs with four high school students from private schools, one of the pairs residing in the city of Angra dos Reis and the other in Niterói. The interviews were of the semi-structured type and in their preparation, were integrated posts, videos and images that had repercussions on social networks during the years 2020 and 2021, when the world went through a pandemic that intensely affected lives and societies as a whole. After the answers obtained, the discussion was carried out through reflections and interpretations of the conversations carried out with the support of authors and scholars who have been entering the mentioned topic. Four main subjects were chosen to be developed in the discussion. The first of these was the role assigned to social networks during social isolation. The second was how we can understand the future differently from the present moment. The third addressed our existence on the planet and how we can rethink it. The fourth, and last, subject focused on the different ways in which we try to get closer and connect with the environment in our daily lives during the pandemic, as well as reflecting on how these attempts at connections may have influenced daily habits.-
Descrição: dc.description72 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistema-
Palavras-chave: dc.subjectCoronavírus-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectIsolamento social-
Palavras-chave: dc.subjectReflexão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Título: dc.titleTecendo reflexões em conjunto com as redes sociais: o colapso ambiental, o isolamento social e o futuro do planeta-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.