Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Maria Elisa Knust | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10140987222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Hemais, Barbara Jane Wilcox | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11890566322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559732D1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vidal, Rejane Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10980750022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4 | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Ana Cristina Wille de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17940 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754155 | - |
Descrição: dc.description | This aim of this work of ethnographic nature is to investigate, under the perspective of text genders, teaching materials created and produced by teachers of English acting in state schools. Focus was placed on the use of text genders and reading strategies in the process of the teaching- learning of English as a foreign language, based on Schneuwly & Dolz s (2004) proposal of educational uses of text genres through a sociointeractional perspective. The purpose is to observe whether teachers select teaching texts for their genres, and which are their favored ones. A qualitative naturalistic research methodology which incorporated as research instruments questionnaires and interviews was applied to the materials provided by the teachers participating in the study. Results indicate the need for further attention to self-produced teaching materials, revealed as a common practice in public schools, for they represent the conscious option of a professional who will not be detained by obstacles and whose work, although still far from ideal, is intended to improve the quality of foreign language education. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho, de natureza etnográfica, tem como objetivo investigar materiais didáticos criados e produzidos por professores de inglês em atuação em escolas públicas, sob a perspectiva dos gêneros textuais utilizados em sua confecção. O foco da análise repousa sobre o uso de gêneros textuais e as estratégias de leitura para o ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira, dentro da ótica do interacionismo sociodiscursivo, detendo-se nas propostas de utilização de gêneros textuais descritas por Schneuwly & Dolz (2004). Pretende-se observar se o professor seleciona textos didáticos sob a ótica do gênero, e quais os gêneros textuais mais utilizados. A metodologia de pesquisa, que incorporou como instrumentos de investigação questionários e entrevistas, tem abordagem qualitativa e naturalística dos materiais fornecidos pelos professores participantes. Os dados indicam a necessidade de maior preocupação com materiais didáticos autoproduzidos, revelados como prática comum na escola pública, uma vez que representam a opção consciente de um profissional que não se deixa impedir pelos obstáculos de um cotidiano adverso e cujo trabalho, embora ainda longe do ideal, é voltado para a qualidade da educação e da aprendizagem de língua estrangeira do aluno. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e língua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic material | - |
Palavras-chave: dc.subject | Text genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Gêneros textuais em materiais didáticos de inglês : professores produzindo na escola pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: