A política de assistência estudantil no ensino superior: um estudo sobre a concepção da assistência estudantil na Universidade Federal Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Larissa Dahmer-
Autor(es): dc.contributorPereira, Larissa Dahmer-
Autor(es): dc.contributorVale, Andréa Araújo do-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Ney Luiz Teixeira de-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Vanessa Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10883-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754136-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo compreender a concepção da política de assistência estudantil desenvolvida na Universidade Federal Fluminense (UFF). Guiou-se, portanto, pelo intuito de identificar se a perspectiva de assistência estudantil na UFF se baliza por uma concepção de atendimento universal ou se reproduz a tendência contemporânea de atendimento focalizado das políticas sociais no cenário de contrarreforma do Estado, nos marcos do capitalismo dependente. Este estudo se estruturou por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Detivemo-nos sobre a análise dos referidos documentos: Planos de Desenvolvimento Institucional - PDI 2003-2007 e PDI 2008-2012; relatórios de gestão dos anos 2007; 2008; 2009; 2010; 2011 e 2012. Nesta pesquisa, empreendemos uma reflexão dos documentos construídos sob o recorte temporal do período de 2007 a 2012, momento de efetivação dos cinco anos de implementação do REUNI na UFF e que ilustram também um processo de consolidação das ações e serviços de assistência estudantil na instituição. Buscamos nestes documentos, identificar os seguintes elementos: a apresentação da concepção, diretrizes e objetivos da assistência estudantil na instituição; a constituição de suas ações e serviços, bem como suas formas de acesso pelos estudantes; a abrangência destas ações e serviços pelo público de estudantes atendidos; recursos orçamentários disponibilizados. Os resultados desta pesquisa indicam que o planejamento institucional direcionado à assistência estudantil está atrelado ao tensionamento dos sujeitos políticos e das correlações de forças que o envolvem e o determinam. Sendo assim, a assistência estudantil na UFF tem se estruturado não somente por meio da oferta de bolsas e auxílios (repasse financeiro ao estudante), sob a ótica de acesso focal, mas também por meio de serviços direcionados a toda a comunidade acadêmica, balizada pela concepção de acesso universal.-
Descrição: dc.descriptionThis research has the focus of understanding the conception of the student´s assistence policy in Universidade Federal Fluminense (UFF). Therefore, it has been driven by the will of identify if UFF´s policy perspective it´s guided by a thorough student services delivery or if it just recreates a nowaday´s tendency of services being driven focused on certain public, under State´s Counter-Reformation and dependent capitalism scenario. This work have been build under bibliographic review and documental research, aiming the analysis of the following documents: Institutional Development Plan - 2003-2007 and 2008-2012; 2007; 2008; 2009; 2010; 2011 and 2012´s management reports. There is a reflection about documents built between 2007 and 2012 time frame, when REUNI´s implementation made five years. We seek in these documents identify the following elements: concepts´ presentation, directives and objectives of institution´s students assistance: its actions and services´ constitution, as well as students´ access ways; these actions and services comprehensiveness by its public; budget resources given. These documents ilustrates REUNI´s actions and services consolidation process in university student´s assistence policy. This research results indicates that the instituitional plan dedicated to student´s assistence policy is attached to political subjects stress´, and the strenght correlation power´s that folds and determinates them. Thus, UFF´s student´s assistence policy have been structured not only by offering direct financial aid to the student, but also by services that are delivered to the entire academical community.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismo dependente-
Palavras-chave: dc.subjectContrarreforma do Estado-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectServiço Social e desenvolvimento regional-
Palavras-chave: dc.subjectDependent capitalism-
Palavras-chave: dc.subjectState´s counter-reformation-
Palavras-chave: dc.subjectStudent´s assistence policy-
Título: dc.titleA política de assistência estudantil no ensino superior: um estudo sobre a concepção da assistência estudantil na Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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