Coordenação econômica e desenvolvimento no transporte aéreo regional brasileiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Cristiano Fonseca-
Autor(es): dc.contributorLobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides-
Autor(es): dc.contributorPoll, Ana Paula-
Autor(es): dc.creatorGonzaga, Camilla Stohler-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3545-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754118-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta um estudo sobre o Transporte Aéreo Regional Brasileiro e os mecanismos de coordenação que surgiram em resposta ao processo de liberalização implementado ao longo da década de 90. Neste contexto, destaca-se o papel desempenhado pela ABETAR (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional) como mecanismo de coordenação. O objetivo principal deste trabalho é mostrar a ação política da ETAR na defesa da existência de um mercado de aviação regional que necessita de políticas públicas específicas. Para a metodologia foram realizadas análises de depoimentos concedidos durante audiências públicas da Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional e análises de depoimentos dados por representantes do setor aéreo nos Congressos realizados pela ABETAR. O estudo foi complementado com pesquisas nos sites das empresas e governo e reportagens publicadas na grande imprensa e em revistas especializadas em aviação. O trabalho partiu das pesquisas sobre o papel da política na construção e reconstrução dos mercados, Sociologia Econômica, as instituições e a capacidade de ação política dos empresários brasileiros. Para ressaltar a importância da dimensão política na construção dos mercados, neste trabalho é defendida a ideia de que ao invés da abordagem dicotômica sobre a relação Estado e mercado, deve haver uma abordagem integrativa destes atores (MONTEIRO, 2009). Os argumentos da sociologia econômica complementam no sentido de explicar o funcionamento do mercado através da análise do papel das instituições e das diversas formas de comportamento social na articulação entre os atores (STEINER, 2006). Segundo Granovetter (1990) apud Raud-Mattedi (2003) as instituições resultam de agregação das ações individuais, e que, portanto são construções sociais. E no que diz respeito a ação dos empresários, ao contrário das práticas para obtenção de privilégios junto a órgãos governamentais, o que se observa é que a união dos mesmos proporciona desenvolvimento, eficiência, uma melhor elaboração de políticas públicas e melhor desempenho econômico das empresas.Os resultados da pesquisa demonstram que na aviação regional há arranjo desenvolvimentista, onde a relação da ABETAR com os atores estatais é uma relação virtuosa que traz desenvolvimento para o setor regional. Neste sentido a ABETAR conseguiu investimentos em aeroportos do interior do Brasil, que o PROFAA fosse reformulado, a redução do ICMS cobrado sobre o querosene de aviação em Goiás e na Bahia, financiamentos para a compra de aeronaves pelo BNDES e estas conquistas ajudaram a desenvolver ainda mais a aviação regional no Brasil. Com estas estratégias bem sucedidas de articulação e esforços para construir políticas para a aviação regional, a ABETAR consegue promover o desenvolvimento no setor e fazer com que o governo elabore políticas públicas sem reconhecer o setor regional como um segmento específico da aviação civil. Em síntese, é possível afirmar que a ABETAR desempenha o papel na coordenação econômica trazendo desenvolvimento ao Transporte Aéreo Regional-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a study about the Brazilian Regional Air Transportation and the coordination mechanisms that appeared in response to the liberalization process developed in the 1990. Therein, are presented the articulations forms of one of the dynamics that emerged which is the ABET AR (Brazilian Association of Air Transportation Regional) and, also the strategies used by regional air companies with the representative entity in a search of ways to develop the brazilian regional aviation. For the methodology were carried out analysis of testimonials provided during publics audiences in the House of Representatives and in the National Congress and analysis of testimonials provided by Congress representatives Df airline sector performed by ABET AR. The study was complemented with researches in the govemment and companies' websites, interview analysis and articles published in the great press and in aviation magazines. The work started from researches of the politic role in the markets construction and reconstruction, Economic Sociology, the institutions and in the ability ofpolitic.al action ofBrazilian entrepreneurs. To highlight the importance of the political dimension in the markets construction, in this work is defended the idea of instead the dichotomic approach about the relation State and market, must be an integrative approach of these actors (MONTEIRO, 2009). The economic sociology arguments complement in the sense of explains the market operation trough analysis of the institution role and the various forms of social behavior in the articulations among the actors (STEINER, 2006). According Granovetter (1990) apud Raud-Mattedi (2003) the institutions result of the individual actions aggregation, and that, therefore are sociaIs constructions. And about the entrepreneurs' action, unlike the practice to obtain privileges from the govemment agencies, what is observed is the union of these provides development, efficiency, a better elaboration of publics politics and better companies' economic performance. The research's results demonstrate that there is an arrangement developmental in the regional aviation, where the relation between ABET AR and the state actors is a virtuous relation which brings development to the regional sector. In this way the ABET AR obtained in\'estments in airports in the interior of Brazil, reformulation of PROF AA, reduction of ICMS charged on aviation kerosene in Goiás e Bahia, financings for airships purchase by BNDES and these accomplishments helped to develop even further the regional aviation in Brazil. With these well succeeded strategies of articulations and efforts to build regional aviation policies, the ABET AR can promote the sector developnlent and can make the governrnent prepares public policies without recognizing the regional sector as a specific sector of civil aviation. Synthesizing, it' s possible to affirm that the ABET AR performs the role of economic coordination bringing development to the Regional Air Transportation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte aéreo regional-
Palavras-chave: dc.subjectABETAR-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia econômica-
Palavras-chave: dc.subjectEntidades empresariais-
Palavras-chave: dc.subjectLinhas aéreas-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento regional-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia econômica-
Palavras-chave: dc.subjectAssociação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional-
Palavras-chave: dc.subjectRegional air transportation-
Palavras-chave: dc.subjectABETAR-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Palavras-chave: dc.subjectEconomic sociology-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate entities-
Título: dc.titleCoordenação econômica e desenvolvimento no transporte aéreo regional brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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