Avaliação probabilística do desempenho do transporte rodoviário de produtos perigosos com base em medidas de ecoeficiência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeal Junior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Vanessa de Almeida-
Autor(es): dc.contributorGuabiroba, Ricardo César da Silva-
Autor(es): dc.creatorSouza, Julia Gianini do Nascimento de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754117-
Descrição: dc.descriptionNo Brasil, o modo de transporte rodoviário é o mais utilizado para a movimentação de produtos perigosos, entretanto, seu desempenho é inferior em termos de ecoeficiência, quando comparado aos demais modos no transporte de etanol do centro-sul do Brasil . Todavia, ações para melhoria podem ser implementadas para que o modo rodoviário aumente seu nível de desempenho. Nesse sentido, a avaliação de desempenho pode auxiliar a verificar o desempenho dos modos de transporte e os impactos da implementação das ações de melhoria. Contudo, os processos de avaliação do desempenho do transporte, comumente, são baseados em valores médios das variáveis, incorrendo em um risco, uma vez que o valor médio pode não representar a situação real do sistema e/ou não ter sensibilidade ao diagnosticar seu desempenho. Nessa perspectiva, a avaliação probabilística de desempenho poderia amenizar essas falhas e possibilitar melhor apoio às decisões. Assim, o objetivo deste estudo é realizar uma avaliação probabilística do desempenho em ecoeficiência do modo rodoviário, dadas as alterações que podem ocorrer devido as ações de melhorias, e, posteriormente, comparar os resultados apresentados com os desempenhos dos demais modos que não foram alterados. Para a realização do estudo foram estabelecidos cenários, nos quais foram considerados os potenciais de melhoria resultantes de ações relacionadas à tecnologia, gestão pública e privada, que poderiam ter influência na redução do consumo de combustível, número de acidentes e emissão de CO2 e poluentes pelo modo rodoviário. Aplicou-se a Simulação de Monte Carlo a fim de verificar quais os possíveis desempenhos registrados pelas ações propostas, bem como suas probabilidades de ocorrência. Os resultados mostram que o modo rodoviário, se comparado com outras nove alternativas intermodais, pode sair do último lugar em desempenho para o oitavo lugar ou ainda, em uma probabilidade menor, tornar-se a terceira melhor opção de transporte para produtos perigosos,. Ainda, é possível verificar que ações para redução de CO2 provenientes do incremento de tecnologia e ações para redução de número de acidentes relacionadas à gestão pública, apresentam maior impacto na probabilidade de melhoria no desempenho do modo estudado-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEco-eficiência-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação de Monte Carlo-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos perigosos-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte rodoviário-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento rodoviário-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho-
Título: dc.titleAvaliação probabilística do desempenho do transporte rodoviário de produtos perigosos com base em medidas de ecoeficiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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