O papel da escola na promoção da literatura infantil: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBayma, Andréa Cristina Pavão-
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.contributorRocha, Ana Paula Antunes-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Rayssa Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30327-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754107-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho monográfico traz os resultados de uma investigação realizada a partir de pesquisa etnográfica dentro de uma escola da rede municipal de São João de Meriti, a fim de compreender como é realizado o trabalho com literatura infantil para crianças do Ensino Fundamental. A partir de análise contextual da escola, da professora e dos alunos, a pesquisa tece uma reflexão em cima da seguinte questão: qual seria o papel que a escola desempenha promovendo literatura infantil para crianças das classes populares? Esta pergunta de pesquisa tem caráter relevante para o campo da Educação, na medida em que sabemos que essas crianças dificilmente teriam acesso à literatura se não fosse pela escola. A partir deste objeto de pesquisa, traço o perfil demográfico e socioeconômico do município de São João de Meriti, buscando conhecer sua história, o perfil dos seus habitantes, além do perfil da educação pública e dados pertinentes da escola na qual essa pesquisa está baseada. Comparando os resultados da análise do município com os resultados da observação, pude concluir que, apesar de suas limitações materiais, a escola desempenha um papel importantíssimo e muito significativo na trajetória escolar de seus alunos e, quando falha, não seria adequado responsabilizá-la pelo fracasso desta tarefa, uma vez que escolas públicas não são instituições autônomas, mas funcionam e sobrevivem a partir de investimentos e políticas públicas. Conclui-se que, diante das limitações materiais, nesta escola, especificamente, o trabalho com a promoção da literatura infantil fica restrito à contação de histórias em sala de aula.-
Descrição: dc.description51 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPapel da escola-
Palavras-chave: dc.subjectliteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectestudo de caso-
Título: dc.titleO papel da escola na promoção da literatura infantil: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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