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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bayma, Andréa Cristina Pavão | - |
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Ana Paula Antunes | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Rayssa Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30327 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754107 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho monográfico traz os resultados de uma investigação realizada a partir de pesquisa etnográfica dentro de uma escola da rede municipal de São João de Meriti, a fim de compreender como é realizado o trabalho com literatura infantil para crianças do Ensino Fundamental. A partir de análise contextual da escola, da professora e dos alunos, a pesquisa tece uma reflexão em cima da seguinte questão: qual seria o papel que a escola desempenha promovendo literatura infantil para crianças das classes populares? Esta pergunta de pesquisa tem caráter relevante para o campo da Educação, na medida em que sabemos que essas crianças dificilmente teriam acesso à literatura se não fosse pela escola. A partir deste objeto de pesquisa, traço o perfil demográfico e socioeconômico do município de São João de Meriti, buscando conhecer sua história, o perfil dos seus habitantes, além do perfil da educação pública e dados pertinentes da escola na qual essa pesquisa está baseada. Comparando os resultados da análise do município com os resultados da observação, pude concluir que, apesar de suas limitações materiais, a escola desempenha um papel importantíssimo e muito significativo na trajetória escolar de seus alunos e, quando falha, não seria adequado responsabilizá-la pelo fracasso desta tarefa, uma vez que escolas públicas não são instituições autônomas, mas funcionam e sobrevivem a partir de investimentos e políticas públicas. Conclui-se que, diante das limitações materiais, nesta escola, especificamente, o trabalho com a promoção da literatura infantil fica restrito à contação de histórias em sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | 51 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papel da escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | estudo de caso | - |
Título: dc.title | O papel da escola na promoção da literatura infantil: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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