Comércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos José Vieira-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Lucio Pereira de-
Autor(es): dc.contributorLobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides-
Autor(es): dc.creatorAlves, Camila Guimarães Monteiro de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3899-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754103-
Descrição: dc.descriptionO comércio eletrônico é uma evolução do comércio varejista tradicional. Mais do que uma ferramenta de vendas, a Internet tem se mostrado uma complementadora dos negócios para as empresas e propulsora de novos. A falta de tempo das pessoas para procurarem produtos em diversas lojas, contrastando com a comodidade e o sortimento de produtos oferecidos são os grandes diferenciais desse "novo" meio de realização de negócios. A Internet proporciona alguns confortos e comodidades como atrativo para os clientes, dentre eles a facilidade e agilidade na busca de informações e reunião da quantidade de informação desejada em um menor tempo. Na elaboração deste trabalho, em um primeiro momento, foi efetuada uma revisão de literatura que abordou os temas: contexto do surgimento do comércio, englobando a revolução industrial, a globalização e a abertura do mercado brasileiro; e a origem e o conceito do comércio eletrônico, bem como o comércio eletrônico atual. Em um segundo momento, foi realizado um estudo de caso relativo à adoção do comércio eletrônico nas drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, que buscou analisar o grau de satisfação dos clientes com o atendimento recebido nas farmácias e o interesse em realizar compras de medicamentos on-line, com a aplicação de 96 questionários e uma pesquisa de comparação de preços de uma cesta de medicamentos. As vantagens percebidas pelos clientes quanto à utilização do comércio eletrônico para a compra de medicamentos, além de outros resultados da pesquisa, podem ser observados nas etapas de descrição e análise do estudo de caso-
Descrição: dc.descriptionElectronic commerce is terms of traditional retail commerce. More than a sales tool, the Internet has shown to be business compliment to enterprises as well as making new ones possible. People nowadays suffer from lack of time to search for products on several shops, contrasting with facility and quantity of products offered by this "new" means of business achievement are big differentials. Internet allows for some comfort and convenience as attracting factors for the customers, among them the ease and speed in finding information and and the joining of the requested information in a short period of time. In preparing this work, first, was performed a literature review that addressed the topics: the context of the beginning of commerce, comprising the industrial revolution, globalization and the opening of the Brazilian market, and the origin and the concept of electronic commerce and the Current e-commerce. Next, it was made a case study related to the adoption of electronic commerce in drugstores and pharmacies located in the city of Volta Redonda, in the state of Rio de Janeiro, aiming to analyze the degree of customer satisfaction with the kind of attention they have received and the interest in buying in drugs on-line, with the application of 96 questionnaires and a research and comparison of prices. The benefits perceived by customers as the use of electronic commerce for the purchase of medicines, and other research results can be observed in the stages of description and analysis ofthe case study-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectFarmácias e drogarias-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectFarmácia (Estabelecimento)-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic commerce-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectDrugstores and pharmacies-
Palavras-chave: dc.subjectVolta Redonda-
Título: dc.titleComércio eletrônico como ferramenta competitiva em um cenário globalizado: estudo de caso: drogarias e farmácias localizadas na cidade de Volta Redonda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.