Tabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Mauro Celso-
Autor(es): dc.contributorSoares, Ana Maria Dantas-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Elivelton Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8036131381361815-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7467941125542368-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9791486511562981-
Autor(es): dc.creatorSantini, Rosa Maria Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23250-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.65787730704-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754075-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação trata da possibilidade de se oferecer aos discentes em nível de Ensino Fundamental o contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com o objetivo de fomentar a curiosidade, para o desenvolvimento do espírito científico e crítico, contribuindo para a formação de seres humanos conscientes e aptos a interagirem nas ações que afetam o planeta Terra, “nossa casa comum”. (FRANCISCO, 2015). Aos docentes, este trabalho aspira contribuir, por meio da sugestão de uma sequência didática completa e pronta para ser utilizada em sala de aula. O manusear da Tabela Periódica, que aliás foi projetada inicialmente com a finalidade de ser objeto de interação entre alunos e professores, representa o ensejo de se criarem momentos pedagógicos diferenciados, dependendo da situação provocadora de cada oportunidade, de modo que a sequência apresentada aqui é apenas uma das muitas alternativas possíveis para abordagem do tema. Conhecer e manter contato com os símbolos que a Tabela Periódica contém constitui-se de uma oportunidade de se desenvolver a consciência de que estamos em contado com o material constituinte de todo o Universo. É de opinião desta autora que a validade das ideias de Jean Piaget e Antoni Zabala permite a colocação desta proposta epistemológica e pedagógica, que possivelmente, esperamos, abrirá novos caminhos para o desenvolvimento desta ideia que consideramos apenas inicial-
Descrição: dc.descriptionHis dissertation deals with the possibility of offering students at the elementary school level contact with the Periodic Table of Chemical Elements, with the objective of fostering curiosity, for the development of the scientific and critical spirit, contributing to the formation of human beings conscious and able to interact in actions that affect planet Earth, “our common home” (Francisco, 2015). And, to the teachers, a small contribution with a didactic sequence ready to be used in the classroom. When handling the Periodic Table, which was designed with the purpose of being the object of interaction between students, teachers, there will be an opportunity to create different pedagogical moments, depending on the provoking situation of each opportunity, the sequence presented here is just an alternative. Knowing and maintaining contact with the symbols contained in the Periodic Table is an opportunity to develop the awareness that we are in contact with the constituent material of the entire Universe. The validity of the ideas of Jean Piaget and Antoni Zabala allows the placement of this epistemological and pedagogical proposal, which possibly, we hope, will open new paths for the development of this idea that we consider only initial-
Descrição: dc.description100 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica-
Palavras-chave: dc.subjectElementos químicos-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica (Química)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodic table-
Palavras-chave: dc.subjectChemical elements-
Palavras-chave: dc.subjectFollowing teaching-
Título: dc.titleTabela periódica concreta e manipulável numa sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental-
Título: dc.titleConcrete and manipulable periodic table in a didactic sequence for the 5th year of elementary education-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.