Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andréa Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Salústriano, Ana Lúcia de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13046 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754071 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo aborda questões acerca do papel dos profissionais da educação em situações de bullying. Apresenta o conceito de bullying e várias maneiras de como essa prática ocorre no ambiente escolar, além da forma como essa prática interfere no processo de aprendizagem. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito às seguintes questões: O fracasso escolar poderia estar associado às situações de vitimização do bullying na escola? O que a escola tem feito para auxiliar o enfrentamento dessa situação pelas crianças? Para tal levantou-se como objetivo principal da pesquisa conhecer as diferentes concepções sobre violência que se refletem no bullying e cyberbullying, além de identificar as concepções dos professores/pedagogos sobre o bullying e cyberbullying e analisar as estratégias utilizadas pelos professores/pedagogos para lidar com esse tipo de violência no ambiente escolar. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre a temática e questionários com profissionais da educação. Como resultado, percebe-se que a forma apontada nas falas analisadas desses profissionais em direção ao combate e prevenção do bullying se dá através do diálogo, com a interação entre família, profissionais da educação e alunos | - |
Descrição: dc.description | The present study addresses questions about the role of education professionals in bullying situations. It presents the concept of bullying and various ways in which this practice occurs in the school environment, in addition to how this practice interferes with the learning process. The problem raised in this research concerns the following questions: Could school failure be associated with situations of victimization of bullying in school? What has the school done to help cope with this situation by children? For this purpose, the main objective of the research was to know the different conceptions about violence that are reflected in bullying and cyberbullying, besides identifying the conceptions of teachers/pedagogues about bullying and cyberbulling and analyzing the strategies used by teachers/pedagogues to deal with this type of violence in the school environment. To this end, we conducted a bibliographic review on the theme and questionnaires with professionals | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberbullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cyberbullying | - |
Palavras-chave: dc.subject | School failure | - |
Título: dc.title | Bullying e sua relação com o fracasso escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: