Bullying e sua relação com o fracasso escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.creatorSalústriano, Ana Lúcia de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13046-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754071-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo aborda questões acerca do papel dos profissionais da educação em situações de bullying. Apresenta o conceito de bullying e várias maneiras de como essa prática ocorre no ambiente escolar, além da forma como essa prática interfere no processo de aprendizagem. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito às seguintes questões: O fracasso escolar poderia estar associado às situações de vitimização do bullying na escola? O que a escola tem feito para auxiliar o enfrentamento dessa situação pelas crianças? Para tal levantou-se como objetivo principal da pesquisa conhecer as diferentes concepções sobre violência que se refletem no bullying e cyberbullying, além de identificar as concepções dos professores/pedagogos sobre o bullying e cyberbullying e analisar as estratégias utilizadas pelos professores/pedagogos para lidar com esse tipo de violência no ambiente escolar. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre a temática e questionários com profissionais da educação. Como resultado, percebe-se que a forma apontada nas falas analisadas desses profissionais em direção ao combate e prevenção do bullying se dá através do diálogo, com a interação entre família, profissionais da educação e alunos-
Descrição: dc.descriptionThe present study addresses questions about the role of education professionals in bullying situations. It presents the concept of bullying and various ways in which this practice occurs in the school environment, in addition to how this practice interferes with the learning process. The problem raised in this research concerns the following questions: Could school failure be associated with situations of victimization of bullying in school? What has the school done to help cope with this situation by children? For this purpose, the main objective of the research was to know the different conceptions about violence that are reflected in bullying and cyberbullying, besides identifying the conceptions of teachers/pedagogues about bullying and cyberbulling and analyzing the strategies used by teachers/pedagogues to deal with this type of violence in the school environment. To this end, we conducted a bibliographic review on the theme and questionnaires with professionals-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBullying-
Palavras-chave: dc.subjectCyberbullying-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectBullying-
Palavras-chave: dc.subjectCyberbullying-
Palavras-chave: dc.subjectSchool failure-
Título: dc.titleBullying e sua relação com o fracasso escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.