Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barreto, Ana Cláudia de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor | Barreto, Ana Claudia de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Erica Terezinha Vieira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Juliana Thimoteo Nazareno | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Roberta Gonçalves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22529 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754061 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de remoção e resistência dos moradores da favela da Margem da Linha, situada na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, através de entrevistas realizadas por Carvalho (2019) e Reginensi (2018), com moradores removidos e que resistiram a remoção. Para isto, foram feitas pesquisas bibliográficas para elaborar uma abordagem histórica sobre a dificuldade no acesso às moradias, evidenciadas no processo de urbanização excludente no Brasil, acarretando na formação das periferias. Foi realizado também uma retrospectiva histórica acerca da política habitacional do Brasil desde a década de 1930, até os governos de Lula e Dilma, dado que esta política contribuiu para a segregação socioespacial à medida que alocou os beneficiados dos programas habitacionais em áreas periféricas. Para compreender a segregação socioespacial e a estigmatização da classe subalterna em Campos dos Goytacazes, foi analisado a formação das periferias e o histórico dos programas habitacionais da cidade, através de pesquisas bibliográficas e documentais com suporte de dados e informações disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. Por fim, abordou-se o processo de remoção e resistência da população da favela da Margem da Linha, a fim de evidenciar a violação de direitos que sofreu e sofre essa população, para entender o processo de gentrificação que acomete a comunidade em decorrência da especulação imobiliária. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to analyze the removal process and the resistance of the residents of the Margem da Linha slum, located in the city of Campos dos Goytacazes-RJ, through interviews conducted by Carvalho (2019) and Reginensi (2018), with residents who were removed and resisted the removal. For this, bibliographical research was conducted to elaborate a historical approach about the difficulty in access to housing, evidenced in the exclusionary urbanization process in Brazil, resulting in the formation of the peripheries. A historical retrospective of Brazil's housing policy from the 1930s to the Lula and Dilma administrations was also carried out, since this policy contributed to socio-spatial segregation as it allocated the beneficiaries of housing programs in peripheral areas. In order to understand the socio-spatial segregation and the stigmatization of the subordinate class in Campos dos Goytacazes, the formation of the peripheries and the history of housing programs in the city were analyzed through bibliographic and documental research supported by data and information made available by the Municipal Secretariat of Human and Social Development. Finally, the process of removal and resistance of the population of the Margem da Linha slum was addressed, in order to highlight the violation of rights that this population suffered and still suffers, to understand the gentrification process that affects the community as a result of real estate speculation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política habitacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segregação socioespacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Especulação imobiliária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Margem da Linha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política habitacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segregação sócio-espacial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remoção de favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Housing policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-spatial segregation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Real estate speculation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Margem da Linha | - |
Título: dc.title | A política habitacional e a segregação socioespacial: um estudo de caso da favela da margem da linha em Campos dos Goytacazes / RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: