O influenciador digital mirim e as violações dos direitos da criança no desdobramento do sharenting comercial: análise do canal “Bel para meninas”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeidens, Letícia Virginia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8297241559743172-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Fernanda Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9472938714594842-
Autor(es): dc.contributorGaspar, Renata Alvares-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3484313065119471-
Autor(es): dc.creatorCosta, Danielle Scarpi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25048-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754051-
Descrição: dc.descriptionAs relações contemporâneas são marcadas pelas redes sociais e a consequente publicização da vida privada, que não se limita ao próprio indivíduo, mas inclui a rotina de quem os cerca. É comum, nesse sentido, encontrar perfis de pais e mães que compartilham na internet o crescimento dos filhos através de fotos, vídeos e dados que, em excesso, configuram o fenômeno do sharenting. Por vezes, crianças ganham notoriedade nas redes sociais e essa exposição passa a proporcionar uma contrapartida econômica, onde empresas contratam os pequenos influenciadores digitais para divulgarem seus produtos, dando origem ao sharenting comercial. Neste cenário, busca-se discutir a partir dos influenciadores digitais mirins, enquanto desdobramento do sharenting comercial, os riscos que envolvem a imagem, capacidade e privacidade da criança superexposta, além da atividade mercadológica, que se qualifica pela exploração da atividade realizada, ilustrada a partir do estudo de caso do canal “Bel para meninas”. A problemática reside em averiguar, qual o espaço regulamentar estatal para a prática, se ela se qualifica como um trabalho artístico infantil, bem como a imputação da responsabilidade pelos danos da criança ou adolescente influenciador digital mirim. Por consequência, buscar-se-á destacar os impactos da hipervulnerabilidade da criança em face do seu melhor interesse no contexto digital. Trata-se de uma pesquisa que tem por base o método de abordagem indutivo, a partir do estudo de caso do canal “Bel para meninas” e o uso da técnica de pesquisa indireta, especificamente bibliográfica-
Descrição: dc.descriptionContemporary relationships are marked by social networks and the consequent publicization of private life, which is not limited to the individual himself, but includes the routine of those around them. In this sense, it is common to find profiles of fathers and mothers who share their children's growth on the internet through photos, videos and data that, in excess, configure the sharenting phenomenon. Sometimes, children gain notoriety on social networks and this exposure starts to provide an economic counterpart, where companies hire small digital influencers to promote their products, giving rise to commercial sharenting. In this scenario, we seek to discuss from the child digital influencers as an unfolding of commercial sharenting the risks that involve the image, capacity and privacy of the overexposed child, in addition to the marketing activity, which is qualified by the exploitation of work carried out, illustrated from the case study of the channel “Bel para meninas”. The problem lies in finding out, what is the state regulatory space for the practice, if it qualifies as a child's artistic work, as well as the imputation of responsibility for the damages of the child or adolescent digital influencer child. Consequently, we will seek to highlight the impacts of the child's hypervulnerability in the face of their best interest in the digital context. This is a research that is based on the inductive approach method, from the case study of the “Bel para meninas” channel and the use of the indirect research technique, specifically bibliographic-
Descrição: dc.description71 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSharenting-
Palavras-chave: dc.subjectInfluenciador digital infantil-
Palavras-chave: dc.subjectDoutrina da proteção integral de crianças e adolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectRede social-
Palavras-chave: dc.subjectMídia digital-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectDireito da criança e do adolescente-
Palavras-chave: dc.subjectSharenting-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's digital influencer-
Palavras-chave: dc.subjectDoctrine of integral protection of children and adolescents-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Título: dc.titleO influenciador digital mirim e as violações dos direitos da criança no desdobramento do sharenting comercial: análise do canal “Bel para meninas”-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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