Descomissionamento e desmantelamento de plataformas de petróleo offshore: análise econômica do reaproveitamento de materiais do FPSO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Alessandra da Rocha Duailibe-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4706525645223041-
Autor(es): dc.contributorPardal, Juan Manuel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3583921436364162-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iara Gripp-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9953407569752139-
Autor(es): dc.contributorTavares, Sérgio Souto Maior-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4320367144812616-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Lucas Vieira Monteiro Antunes-
Autor(es): dc.creatorAreias, Ramon Santiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25998-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754050-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos, diversos poços chegaram em seu ciclo final de maturação e as estimativas são que nos próximos muitos atingirão esse estado, o que vai gerar uma demanda enorme para este setor. Com isso, a discussão sobre descomissionamento tem ganhado força na indústria, no meio acadêmico e em discussões internacionais. Tal procedimento deve seguir não somente normas técnicas, mas também uma rigorosa legislação ambiental. Atendendo a esses requisitos, portanto, as indústrias petrolíferas e naval têm potencial significativo de geração de empregos para os próximos anos. Diante deste cenário, este trabalho detalhou as principais plataformas de petróleo, os procedimentos de descomissionamento e desmantelamento, em específico das plataformas tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading). Analisou-se a reutilização de materiais e equipamentos durante o desmantelamento e foram mensurados os custos e receitas dessa atividade. Por fim, uma comparação entre duas metodologias de desmantelamento, aplicadas em dois FPSOs, Pioneiro de Libra e P32, foi realizada fornecendo indicativos de viabilidade econômica. A metodologia usada é a revisão bibliográfica de livros, teses, artigos e consulta da legislação nacional e internacional. Foi perceptível a complexidade da atividade de descomissionamento e que ainda há algumas barreiras para o estímulo da atividade de desmantelamento no Brasil. Além disso, estudos indicam que aproximadamente 88% do peso leve dos FPSOs podem ser reaproveitáveis como sucata e, assim, alimentar a indústria siderúrgica nacional. Os resultados da aplicação dos dois métodos ao Pioneiro de Libra foram positivos, os VPLs (Valores Presentes Líquidos) indicaram que a atividade de desmantelamento é economicamente viável. Para o cenário de referência, escolheu-se o preço de custo da aquisição de 0,30 dólares por quilograma de LDT (Light Displacement Ton), o preço de venda da sucata ferrosa sem aço inoxidável de 0,30 dólares por quilograma de LDT, o preço de venda da sucata de aço inoxidável de 3,00 dólares por quilograma de LDT e a taxa de retorno de 18% ao ano. As duas metodologias forneceram VPLs positivos, porém, a de Carreteiro (2020) produziu um VPL menor que o de Antonio (2019). Variando o preço de custo da aquisição para 0,35 dólares por quilograma de LDT, o projeto tornou-se inviável. Variando o preço de venda da sucata não ferrosa sem aço inoxidável para 0,25 dólares por quilograma de LDT, o VPL foi negativo. Variando o preço de venda de sucata de aço inoxidável para 2,00 dólares por quilograma de LDT, a atividade de desmantelamento não é lucrativa. Variando a taxa de retorno para 12%, o VPL aumentou, indicando maior lucratividade. Variando todos esses cinco parâmetros estimou-se como cada um influencia o VPL.-
Descrição: dc.descriptionIn recent years, several wells have reached their final maturation cycle and it is estimated that in the next years many wells will reach this state, which will generate an enormous demand for this sector. As a result, the discussion on decommissioning has gained strength in industry, academia and international discussions. Such a procedure must follow not only technical standards, but also strict environmental legislation. Given these requirements, therefore, the oil and naval industries have significant potential to generate jobs for the coming years. Given this scenario, this work detailed the main oil platforms, the decommissioning and dismantling procedures, in particular the FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) type platforms. The reuse of materials and equipment during dismantling was analyzed and the costs and revenues of this activity were measured. Finally, a comparison between two decommissioning methodologies, applied in two FPSOs, Pioneiro de Libra and P32, was carried out providing indications of economic viability. The methodology used is the bibliographic review of books, theses, articles and consultation of national and international legislation. The complexity of the decommissioning activity was noticeable and that there are still some barriers to stimulating the decommissioning activity in Brazil. In addition, studies indicate that approximately 88% of the light weight of FPSOs can be reused as scrap and, thus, feed the national steel industry. The results of the application of the two methods to Pioneiro de Libra were positive, the NPVs (Net Present Values) indicated that the decommissioning activity is economically viable. For the reference scenario, the acquisition cost price of US$ 0.30 per kilogram of LDT (Light Displacement Ton), the sale price of ferrous scrap without stainless steel of US$ 0.30 per kilogram of LDT, the stainless-steel scrap selling price of US$3.00 per kilogram of LDT and the rate of return of 18% per annum were chosen. Both methodologies provided positive NPVs, however, Carreteiro's (2020) produced a lower NPV than Antonio's (2019). By changing the acquisition cost price to US$0.35 per kilogram of LDT, the project became unfeasible. Changing the selling price of non-ferrous scrap without stainless steel to US$0.25 per kilogram of LDT, the NPV was negative. By varying the selling price of stainless-steel scrap to US$2.00 per kilogram of LDT, the decommissioning activity is not profitable. By changing the rate of return to 12%, the NPV increased, indicating greater profitability. By varying all these five parameters, it was estimated how each one influences the NPV.-
Descrição: dc.description95 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDescomissionamento-
Palavras-chave: dc.subjectDesmantelamento-
Palavras-chave: dc.subjectFPSO-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise econômica-
Palavras-chave: dc.subjectDescomissionamento-
Palavras-chave: dc.subjectPlataforma petrolífera-
Palavras-chave: dc.subjectReaproveitamento de resíduo sólido-
Palavras-chave: dc.subjectDecommissioning-
Palavras-chave: dc.subjectDismantling-
Palavras-chave: dc.subjectEconomic analysis-
Título: dc.titleDescomissionamento e desmantelamento de plataformas de petróleo offshore: análise econômica do reaproveitamento de materiais do FPSO-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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