Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Francisco Alcides do | - |
Autor(es): dc.contributor | Branco, Edwar de Alencar Castelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Assus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Evelyn Furquim Wernek | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Marcos Mesquita | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Francisco de Assis de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21374 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754024 | - |
Descrição: dc.description | Na investigação da relação entre história e teatro deparamo-nos com diversas formas de linguagem vinculadas às produções culturais e tensões sociais, como elementos da realidade brasileira. Para compreensão da trajetória histórica do teatro foram utilizadas a vida e obra do dramaturgo Benjamim Santos, sujeito que participou dos principais acontecimentos da produção teatral brasileira, seja como espectador, autor, diretor ou crítico de teatro na segunda metade do século XX. Neste processo, interagem em seus devidos contextos de produção, a ação dos críticos de teatro, espectadores, iluminadores, cenotécnicos, dramaturgos e atores, protagonistas de novas tendências no teatro brasileiro, que também eclodem na Europa e Estados Unidos. A fundamentação teórica da pesquisa está filiada à Nova História Cultural, tendo como representantes Michel de Certeau, Roger Chartier, Peter Burke, dentre outros. Na montagem metodologia privilegiou-se a história oral como instrumento de construção das fontes orais, bem como a investigação em fontes hemerográficas | - |
Descrição: dc.description | 240 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói, RJ | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Santos, Benjamim, 1939- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esthetic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Título: dc.title | Teatro dialógico: Benjamim Santos em incursão pela história e memória do teatro brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: