Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freire, Jussara | - |
Autor(es): dc.contributor | Mouzinho, Glaucia Maria Pontes | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Gisele Maria Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Liciêr de Sousa e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5818 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754021 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar as políticas públicas de educação no que tange à população itinerante. Mais especificadamente, os ciganos. Proponho refletir sobre questões relacionadas à educação direcionada a grupos minoritários e o espaço escolar em uma cidade de médio porte como Campos dos Goytacazes. A partir de um caso particular do possível analiso as diferentes formas de transmissão de conhecimento que ocorrem entre o ensino formal e os ciganos de Ponta Formosa. Dessa forma, busco analisar a forma diferenciada de transmissão de conhecimento desta população assim como os sentidos diferentes que estes conferem aos modos de ensinar a partir da experiência de vida e da oralidade, a palavra. Nesta pesquisa os ciganos de Ponta Formosa se tornaram meus interlocutores por ser o grupo minoritário de Campos que mais se destacou quando buscou acessar o espaço escolar. Neste sentido, ouvi seus pontos de vistas e observei as formas e as gramáticas por eles e pela instituição escolar acionadas para problematizar as políticas públicas de educação. Analiso como esses atores se reapropriaram das políticas publicas de educação de um contexto o qual as representações sobre escola, ensino se intercalam com direitos, inclusão, cidadania e reconhecimento. Evidentemente, que estas características se contrastam com os modos de problematizar a escola e o ensino no Brasil | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cigano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minoria étnica | - |
Título: dc.title | Escola da estrada e estrada na escola: ciganos, conflitos e moralidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: