Escola da estrada e estrada na escola: ciganos, conflitos e moralidades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreire, Jussara-
Autor(es): dc.contributorMouzinho, Glaucia Maria Pontes-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Gisele Maria Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Liciêr de Sousa e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5818-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754021-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso buscou analisar as políticas públicas de educação no que tange à população itinerante. Mais especificadamente, os ciganos. Proponho refletir sobre questões relacionadas à educação direcionada a grupos minoritários e o espaço escolar em uma cidade de médio porte como Campos dos Goytacazes. A partir de um caso particular do possível analiso as diferentes formas de transmissão de conhecimento que ocorrem entre o ensino formal e os ciganos de Ponta Formosa. Dessa forma, busco analisar a forma diferenciada de transmissão de conhecimento desta população assim como os sentidos diferentes que estes conferem aos modos de ensinar a partir da experiência de vida e da oralidade, a palavra. Nesta pesquisa os ciganos de Ponta Formosa se tornaram meus interlocutores por ser o grupo minoritário de Campos que mais se destacou quando buscou acessar o espaço escolar. Neste sentido, ouvi seus pontos de vistas e observei as formas e as gramáticas por eles e pela instituição escolar acionadas para problematizar as políticas públicas de educação. Analiso como esses atores se reapropriaram das políticas publicas de educação de um contexto o qual as representações sobre escola, ensino se intercalam com direitos, inclusão, cidadania e reconhecimento. Evidentemente, que estas características se contrastam com os modos de problematizar a escola e o ensino no Brasil-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCigano-
Palavras-chave: dc.subjectMinoria étnica-
Título: dc.titleEscola da estrada e estrada na escola: ciganos, conflitos e moralidades-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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