A qualidade na educação infantil: um estudo de campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ualison Rebula de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marco Antônio Ferreira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7352282092494847-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6460931837390456-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5708227944301103-
Autor(es): dc.creatorCaldeira, Fernanda Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15873-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2020.mp.69985014120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754016-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa traz como tema central, o desafio dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, enquanto instrumento de avaliação, para se consolidar como uma ferramenta eficaz da garantia da qualidade, para a educação infantil no país. Dessa forma, buscou-se analisar e avaliar, por meio da investigação de um município que não utiliza esse instrumento, se ele atenderia às necessidades de diagnóstico da rede e forneceria dados reais sobre a qualidade das creches e pré-escolas. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, na qual foram empregadas as seguintes etapas: i) diagnóstico por meio de pesquisa bibliográfica e documental; ii) aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, com as diretoras e coordenadoras pedagógicas, das escolas de educação infantil, buscando compreender a visão e o conhecimento que possuem dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, além de identificar os problemas existentes na rede e, os possíveis fatores que impedem o alcance da qualidade nas escolas de educação infantil; elaboração de relatório dos problemas relatados nas entrevistas; confrontar o resultado das entrevistas com as dimensões dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. iii) demonstrar a partir da utilização dos Indicadores, um diagnóstico dos problemas existentes na rede municipal, fornecendo informações para atuação direta da gestão municipal. Apesar da não adesão por parte da maioria dos municípios, os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil ainda é o instrumento recomendado, pelo MEC, para avaliação de creches e pré-escolas, dessa forma, pouco se sabe da eficácia em sua utilização. Assim, a pesquisa atendeu ao objetivo geral proposto, demonstrando que o instrumento se tornou eficaz no diagnóstico e identificação dos problemas enfrentados nas escolas, facilitando assim ações de melhoria mais eficientes na rede municipal, por parte das gestoras das escolas e da Secretaria Municipal de Educação. O diagnóstico realizado, a partir dos Indicadores, demonstra uma realidade genérica das escolas da rede, porém com problemas comuns e recorrentes nas unidades escolares. Dessa forma, utilizar o instrumento Indicadores em cada uma das escolas, permitirá identificar cada uma das necessidades, que influenciam na qualidade da educação, existentes nelas. Sendo assim, a gestão municipal poderá direcionar seus esforços às reais necessidades existentes e minimizando as diferenças de atendimento existentes na rede. A proposta apresentada é original, pois trouxe de forma prática uma avaliação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, a partir da realidade de um município que não utiliza o instrumento. O documento Indicadores mostrou-se uma ferramenta eficaz para diagnósticos de problemas existentes, que impedem a garantia da qualidade na educação infantil. Dessa forma, a partir do diagnóstico, os gestores municipais direcionarão seus esforços e investimentos, na resolução dos problemas existentes nas escolas e no fortalecimento de processos democráticos, além de proporcionar a oportunidade de diminuir as diferenças nos padrões de atendimento das creches e pré-escolas municipais. Nesse sentido, a pesquisa se vincula à linha de atuação científico-tecnológica – organizações e sociedade (LACT 1), por propor essa avaliação em um importante instrumento de avaliação e auxílio à construção da qualidade na educação infantil pública no país. A avaliação da utilização do instrumento Indicadores e a recomendação de utilização na rede de educação infantil municipal, são os produtos gerados pelo trabalho. Enquadra-se como Processo de Gestão, pertencente ao Eixo 1 – Produtos e Processos. A avaliação demonstrou que, o instrumento é viável de ser utilizado em qualquer creche e pré-escola, da rede pública municipal de educação infantil. É inovadora, no sentido de demonstrar a eficiência de sua utilização, para identificação de problemas na rede e, na possibilidade de direcionamento de políticas públicas mais eficazes. Considerando ainda que, sua utilização é livre, gratuita e de fácil aplicação.-
Descrição: dc.descriptionThis research brings as a central theme, the challenge of Quality Indicators in Early Childhood Education, as an instrument of evaluation, to consolidate itself as an effective tool of quality assurance for early childhood education in the country. Thus, it was sought to analyze and evaluate, through the investigation of a municipality that does not use this instrument, whether it would meet the diagnostic needs of the network and provide real data on the quality of day care centers and pre-schools. This is a field research, with a qualitative approach, in which the following steps were employed: i) diagnosis through bibliographic and documentary research; ii) application of questionnaires and semistructured interviews, with the principals and pedagogical coordinators, of the early childhood education schools, seeking to understand the vision and knowledge they have of the Indicators of Quality in Early Childhood Education, in addition to identifying the existing problems in the network and the possible factors that prevent the achievement of quality in early childhood education schools; elaboration of a report of the problems reported in the interviews; comparing the results of the interviews with the dimensions of the Indicators of Quality in Early Childhood Education. iii) demonstrate from the use of the Indicators, a diagnosis of the problems existing in the municipal network, providing information for direct action by the municipal management. Despite the lack of adherence by most municipalities, the Indicators of Quality in Early Childhood Education is still the instrument recommended by the MEC for the evaluation of day-care centers and preschools, thus little is known about their effectiveness in use. Thus, the research met the general objective proposed, demonstrating that the instrument has become effective in the diagnosis and identification of problems faced in schools, thus facilitating more efficient improvement actions in the municipal network, on the part of school managers and the Municipal Department of Education. The diagnosis carried out, based on the Indicators, demonstrates a generic reality of the schools in the network, but with common and recurrent problems in the school units. In this way, using the Indicators tool in each of the schools will allow us to identify each of the needs, which influence the quality of education, existing in them. Thus, the municipal management will be able to direct its efforts to the real needs that exist and minimize the differences in the network's services. The proposal presented is original because it brought in a practical way an evaluation of the Quality Indicators in Early Childhood Education, from the reality of a municipality that does not use the instrument. The document Indicators proved to be an effective tool for diagnosis of existing problems that prevent quality assurance in early childhood education. Thus, from the diagnosis, municipal managers will direct their efforts and investments in solving existing problems in schools and strengthening democratic processes, in addition to providing the opportunity to reduce the differences in the standards of care in municipal daycare centers and pre-schools. In this sense, the research is linked to the line of scientific-technological action - organizations and society (LACT 1), for proposing this evaluation in an important instrument of evaluation and aid to the construction of quality in public child education in the country. The evaluation of the use of the instrument Indicators and the recommendation of use in the municipal child education network, are the products generated by work. It fits as a Management Process, belonging to Axis 1 - Products and Processes. The evaluation showed that the instrument is viable to be used in any kindergarten and pre-school, of the municipal public network of child education. It is innovative, in the sense of demonstrating the efficiency of its use, to identify problems in the network and, in the possibility of directing more effective public policies. Considering also that its use is free, free and easy to apply.-
Descrição: dc.description101 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade da educação-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPré-escola-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectQuality education-
Palavras-chave: dc.subjectQuality indicators-
Título: dc.titleA qualidade na educação infantil: um estudo de campo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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