A prática educativa do movimento estudantil universitário no contexto do neoliberalismo : o curso de Ciências Sociais da UFRJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Maria de Fátima Costa de-
Autor(es): dc.contributorCPF:64118096749-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795700A2-
Autor(es): dc.contributorPrado, Adonia Antunes-
Autor(es): dc.contributorCPF:34256678622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792623Y2-
Autor(es): dc.contributorNovicki, Victor de Araujo-
Autor(es): dc.contributorCPF:19670900722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9691386154031862-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Valeria Fernandes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17644-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/754000-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionO objetivo principal deste estudo é analisar a prática educativa do movimento estudantil universitário, através da relação militantes - estudantes1, no contexto do neoliberalismo. A contradição entre a conjuntura, potencialmente favorável à organização e mobilização dos estudantes, e o quadro de esvaziamento e desmobilização do movimento estudantil nos levou a investigar que práticas educativas este movimento tem desenvolvido, assim como, as suas perspectivas e suas dificuldades e, identificar as suas contribuições para constituição da consciência contra-hegemônica . Para tal, situamos historicamente e analisamos a linha política que predominou no movimento estudantil no período de 1937 à década de 90, a partir da análise da relação que se estabeleceu entre os militantes e o conjunto dos estudantes. Analisarmos, também, a política neoliberal e as especificidades que a mesma assume em nosso país, particularmente, na educação superior - como subsídio fundamental para a análise das características, desafios e possibilidades que esta conjuntura coloca para a prática educativa do movimento estudantil nos dias atuais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades políticas-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica e educação-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA prática educativa do movimento estudantil universitário no contexto do neoliberalismo : o curso de Ciências Sociais da UFRJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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