Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mariano, Sandra Regina Holanda | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:76438938922 | - |
Autor(es): dc.contributor | Crapez, Mirian Araujo Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11122233300 | - |
Autor(es): dc.contributor | Frota, Maurício Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00676740022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787635A3 | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Leonardo Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17409 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753989 | - |
Descrição: dc.description | One of limiting the expansion of courses offered through distance learning by Brazilian universities is the resistance of students on them in this mode. Thus, to investigate and ascertain the main reasons that lead the graduate student to resist the distance learning is the aim of this dissertation. Have endeavored to advance in this understanding of resistance mechanisms that affect the use of EAD. Data were collected through a non-probability survey among students of Business Administration from Universidade Federal Fluminense (UFF), because they had not attended courses in its graduate distance education in the sport and thus its resistance to EAD, in large measure, not based on prior experience in university studies. It was concluded that students have broad access to Information Technologies and Communication such as computers and broadband, widely use social networks, participate in discussion groups on the Internet mainly for entertainment purposes. There is also a widespread use of the Internet to conduct research school, but few had taken courses on the Internet. Ignorance about the student's distance learning suggests this is a possible source of resistance. The fluency of the student relationship with Information Technologies and Communication is one factor that reduces. Not knowing how to learn through distance education may increase the potential strength of this student to use the methodology. Students with experience in distance education have shown less resistance to this mode of those who have never taken a course in this mode. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | Um dos limitantes à ampliação das disciplinas oferecidas por meio de Educação a Distância (EAD) pelas universidades brasileiras é a resistência dos alunos em cursálas nesta modalidade. Desta forma, investigar e conhecer as razões principais que levam o aluno de graduação a resistir à EAD é o objetivo desta dissertação. Procurou-se com isso avançar na compreensão sobre os mecanismos de resistência que afetam a utilização da EAD. Foram coletados dados, por meio de uma survey não probabilística, entre os alunos do Curso em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), pois estes ainda não haviam cursado disciplinas na sua graduação na modalidade EAD e, portanto, a sua resistência à EAD, em grande medida, não se baseava em uma experiência prévia, nos estudos universitários. Conclui-se que os alunos possuem amplo acesso às tecnologias de informação e de comunicação (TICs), como computadores e banda larga, utilizam amplamente redes sociais, participam de grupos de discussão na Internet, principalmente, para fins de entretenimento. Observou-se também um uso amplo da Internet para realizar pesquisas escolares, mas poucos haviam realizado cursos na Internet. O desconhecimento do aluno sobre EAD sugere ser esta uma possível fonte de resistência. A fluência do aluno com relação às TICs é um fator que reduz a resistência. O desconhecimento de como aprender por meio da EAD pode aumentar a resistência potencial deste aluno ao uso da metodologia. Alunos com vivência em EAD mostraram menor resistência do que aqueles que nunca fizeram um curso nesta modalidade | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a Distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | DETERMINANTES DA RESISTÊNCIA À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD): Uma pesquisa com alunos do Curso de Administração da UFF | - |
Título: dc.title | DETERMINANTS OF RESISTANCE TO DISTANCE LEARNING: A SURVEY OF STUDENTS OF ADMINISTRATOR OF UFF. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: