Paisagens em claro-escuro : memória e imagem em José de Alencar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHelena, Lucia-
Autor(es): dc.contributorCPF:86325977622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783968D1-
Autor(es): dc.creatorRamos, Danielle Cristina Mendes Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-05-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753988-
Descrição: dc.descriptionThe main aim of this work is to analyse the relations between memory and image in the novels of José de Alencar, considering they as an important key to weave certains configurations about brazilian identity, made around what we assume as a poetic of restauration at Alencar´s work, as a theorist and a writter, figured on the picturial metaphora of chiaroscuro in the text architeture and as a metaphora of the bounderies between history and story. Our propose is to verify how these relations reveal the ficctional work as a potencial memorialistic holder, able to create images into national imaginary´s, replacing images built up by historic memory what allows the creation of a new point of view towards the past in Alencar´s texts. On this way, what we called signs image´s productors the landscaped, the sea, the harbour, will be analysed, as well the role of the artist, figured by these images.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretende abordar as relações entre memória e imagem na narrativa de José de Alencar, a partir de sua percepção como instrumento capaz de tecer determinadas modulações sobre a identidade nacional. Tais modulações são construídas em torno do que conceituamos como uma poética da restauração na proposta crítica e literária alencarina, instâncias complementares e representadas na metáfora pictórica do claro-escuro, tanto na arquitetura textual como enquanto metáfora das relações entre o histórico e o literário. Nossa proposta é analisar como as relações entre a imagética e a memória revelam a potência do literário como suporte me morialístico, capaz de criar imagens que reverberem no imaginário nacional, muitas vezes invertendo e deslocando imagens produzidas pela memória histórica. Pensaremos como este deslocamento permite a instauração de um novo olhar na narrativa alencarina, reelaborando o olhar europeu. Nesta perspectiva, serão analisados nessas narrativas determinados signos produtores de imagem a paisagem, o mar e o porto, bem como a reflexão sobre a condição do intelectual neles alegorizada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectArtes plásticas-
Palavras-chave: dc.subjectRomantismo-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectRomanticism-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectPainting-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titlePaisagens em claro-escuro : memória e imagem em José de Alencar-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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