Laboratório de gestão online: análise da contribuição da aprendizagem vivencial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.contributorPinto, Marcos Roberto-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sheila Serafim da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6421-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753986-
Descrição: dc.descriptionApesar do crescimento da educação a distância, o processo de ensino e aprendizagem tem sido pautado na reprodução de conteúdo da modalidade presencial. Todavia, estudantes dessa modalidade educacional necessitam de metodologias que sejam condizentes com a proposta para que o aprendizado seja assegurado. Na educação gerencial presencial têm sido usado alguns métodos ativos na formação de gestores, como o Laboratório de Gestão originário de Sauaia (2008), que desloca o papel do docente para o aluno, dando-lhe papel ativo no processo de ensino e aprendizagem. A partir disso, o estudo propôs a concepção e implantação de um Laboratório de Gestão Online, tendo como objetivo analisar a contribuição desse modelo no aprendizado. Para isso, realizou-se uma pesquisa com método misto em que dados de ambos os modelos foram comparados por meio de um quase-experimento com estudantes de gestão, analisando-se as contribuições do ponto de vista qualitativo e quantitativo. Combinou-se pesquisa descritiva, exploratória e explicativa em um único estudo. Os resultados indicaram que o modelo online proposto possui as mesmas contribuições do Laboratório de Gestão em seu modelo presencial e outras não consideradas, como a introdução ao uso de tecnologias na educação. E, ainda, o desempenho dos participantes de ambas as modalidades foram similares do ponto de vista estatístico, indicando que participantes da modalidade online não tiveram desempenho prejudicado. Como contribuição, o estudo propôs um avanço na metodologia de Sauaia (2008), que integra educação gerencial, jogo de empresas e pesquisa aplicada, para ambiente educacional online, além de fornecer orientações para docentes quanto à utilização de novos recursos tecnológicos.-
Descrição: dc.descriptionIn spite of growing Distance Education programmes, the teaching and learning processes have taken place through reproducing contents oriented to Presential Education programmes. However, the students in programmes of such growing educational modality require new methodologies consistent with the proposals aiming guaranteed learning. In the case of Managerial Presential Education, an active method for the training of managers has been used, like in the case of Sauaia’s Management Laboratory (Laboratório de Gestão originated from Sauaia, 2008), where the role of the professor is displaced to the student’s, by which the latter is provided with an active part in the processes of teaching and learning. On that basis, this paper intends to suggest designing and deploying an Online Management Laboratory. Its objective would be to examine its contributions compared to the presential version. For doing so, a mixed- method research was held, by which data taken from both models or versions were compared on a semi- experiment undertaken with Management students, where the contributions of both the qualitative and the qualitative approaches were scrutinized. Thus, descriptive, exploratory and explanatory researches were combined in a single study. The results supported that the online model, as suggested, includes the same contributions shown by the Presential model or version, and even others that had not been taken into consideration, as it is the case with the introduction to the usage of new technologies in the field of Education and, even, the performance of the subjects of both modalities were similar from the statistical point of view, suggesting that participants in the online modality were not impaired performance. As a contribution, this paper indicates a breakthrough in Sauaia’s methodology (2008), comprising Managerial Education, Enterprise Trading Games and Applied Research, for the online educational setting and provides guidance for teachers regarding the use of new technological resources.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de gestão online-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem vivencial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectOnline management laboratory-
Palavras-chave: dc.subjectExperiential learning-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Título: dc.titleLaboratório de gestão online: análise da contribuição da aprendizagem vivencial-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.