Sombras silenciosas: estranheza e solidão em Lygia Fagundes Telles e Edward Hopper

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Euridice-
Autor(es): dc.contributorCPF:46398596822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798708A7-
Autor(es): dc.contributorDias, Angela Maria-
Autor(es): dc.contributorCPF:86549523522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788106A9-
Autor(es): dc.contributorSantos, Matildes Demetrio dos-
Autor(es): dc.contributorCPF:26489759622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799756U5-
Autor(es): dc.contributorPereira, Maria Luiza Scher-
Autor(es): dc.contributorCPF:07546733222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794291P6-
Autor(es): dc.contributorXavier, Elódia-
Autor(es): dc.contributorCPF:98798797722-
Autor(es): dc.creatorPedra, Mabel Knust-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19270-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753971-
Descrição: dc.descriptionLecture des thèmes de la solitude et de l étrangeté dans trois romans et quatre contes de Lygia Fagundes Telles en dialogue avec onze toiles d Edward Hopper. L étude des rapports entre deux matières signiques a révélé la possibilité de l établissement d une comparaison entre les deux poétiques selon la perspective d une intersection sémantique, tout en mettant l accent sur l investigation des paradigmes thématiques. Selon leurs langages particuliers, l écrivain et le peintre dialoguent sur l homme, être au monde. Dans les toiles de Hopper et dans les récits de Lygia les fils thématiques communs retracent une même conception de la condition de l existence de l homme, donnant à voir l interelation entre ces deux formes expressives, qui, si réalisée à travers des moyens particuliers à chacun des arts, ne laisse pas de communiquer un sentiment évoqué à partir de la même vision du thème qui leur est commun: l absurdité de la condition humaine. En partant de la pensée d Albert Camus et de Jean-Paul Sartre, on analyse la critique de la représentation du dilemme de l homme confronté au monde vidé de sens. Le dialogue entre la fiction intimiste-existentielle de Lygia et la peinture de Hopper, comprise en tant que récit, se construit à partir des romans Ciranda de Pedra, Verão no aquário et As Meninas lus comme une trilogie de Bildungsromane et des contes Você não acha que esfriou?, Senhor diretor, A Medalha et Eu era mudo e só.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionLeitura dos temas da solidão e da estranheza em três romances e quatro contos de Lygia Fagundes Telles em diálogo com onze telas do pintor americano Edward Hopper. O estudo das relações entre duas matérias sígnicas revelou a possibilidade do estabelecimento de um confronto das duas poéticas a partir da perspectiva de uma interseção semântica, privilegiando-se a investigação de paradigmas temáticos. Em suas linguagens diferentes, a escritora e o pintor dialogam igualmente sobre o homem, ser-no-mundo. Nas telas de Hopper e nas narrativas de Lygia os fios temáticos comuns retraçam uma concepção similar da condição de existente do homem, possibilitando a inter-relação entre as duas formas expressivas, que, se feita através de meios peculiares a cada uma das artes, comunica, porém, um sentimento que é evocado a partir de uma mesma visão do tema comum: o absurdo da condição humana. A partir do pensamento de Albert Camus e de Jean-Paul Sartre, faz-se uma análise crítica da representação do dilema do homem confrontado com um mundo esvaziado de sentido. O diálogo entre a ficção intimista-existencial de Lygia e a pintura de Hopper, entendida como narrativa, se estabelece a partir dos romances Ciranda de pedra, Verão no aquário e As meninas lidos como uma trilogia de Bildungsromane e dos contos Você não acha que esfriou?, Senhor Diretor, A medalha e Eu era mudo e só.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura comparada-
Palavras-chave: dc.subjectPintura-
Palavras-chave: dc.subjectRomance-
Palavras-chave: dc.subjectLittérature-
Palavras-chave: dc.subjectPeinture-
Palavras-chave: dc.subjectRoman-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS-
Título: dc.titleSombras silenciosas: estranheza e solidão em Lygia Fagundes Telles e Edward Hopper-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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