Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Euridice | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:46398596822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798708A7 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Angela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:86549523522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788106A9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Matildes Demetrio dos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:26489759622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799756U5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Maria Luiza Scher | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:07546733222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794291P6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Elódia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:98798797722 | - |
Autor(es): dc.creator | Pedra, Mabel Knust | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19270 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753971 | - |
Descrição: dc.description | Lecture des thèmes de la solitude et de l étrangeté dans trois romans et quatre contes de Lygia Fagundes Telles en dialogue avec onze toiles d Edward Hopper. L étude des rapports entre deux matières signiques a révélé la possibilité de l établissement d une comparaison entre les deux poétiques selon la perspective d une intersection sémantique, tout en mettant l accent sur l investigation des paradigmes thématiques. Selon leurs langages particuliers, l écrivain et le peintre dialoguent sur l homme, être au monde. Dans les toiles de Hopper et dans les récits de Lygia les fils thématiques communs retracent une même conception de la condition de l existence de l homme, donnant à voir l interelation entre ces deux formes expressives, qui, si réalisée à travers des moyens particuliers à chacun des arts, ne laisse pas de communiquer un sentiment évoqué à partir de la même vision du thème qui leur est commun: l absurdité de la condition humaine. En partant de la pensée d Albert Camus et de Jean-Paul Sartre, on analyse la critique de la représentation du dilemme de l homme confronté au monde vidé de sens. Le dialogue entre la fiction intimiste-existentielle de Lygia et la peinture de Hopper, comprise en tant que récit, se construit à partir des romans Ciranda de Pedra, Verão no aquário et As Meninas lus comme une trilogie de Bildungsromane et des contes Você não acha que esfriou?, Senhor diretor, A Medalha et Eu era mudo e só. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | Leitura dos temas da solidão e da estranheza em três romances e quatro contos de Lygia Fagundes Telles em diálogo com onze telas do pintor americano Edward Hopper. O estudo das relações entre duas matérias sígnicas revelou a possibilidade do estabelecimento de um confronto das duas poéticas a partir da perspectiva de uma interseção semântica, privilegiando-se a investigação de paradigmas temáticos. Em suas linguagens diferentes, a escritora e o pintor dialogam igualmente sobre o homem, ser-no-mundo. Nas telas de Hopper e nas narrativas de Lygia os fios temáticos comuns retraçam uma concepção similar da condição de existente do homem, possibilitando a inter-relação entre as duas formas expressivas, que, se feita através de meios peculiares a cada uma das artes, comunica, porém, um sentimento que é evocado a partir de uma mesma visão do tema comum: o absurdo da condição humana. A partir do pensamento de Albert Camus e de Jean-Paul Sartre, faz-se uma análise crítica da representação do dilema do homem confrontado com um mundo esvaziado de sentido. O diálogo entre a ficção intimista-existencial de Lygia e a pintura de Hopper, entendida como narrativa, se estabelece a partir dos romances Ciranda de pedra, Verão no aquário e As meninas lidos como uma trilogia de Bildungsromane e dos contos Você não acha que esfriou?, Senhor Diretor, A medalha e Eu era mudo e só. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pintura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Littérature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peinture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roman | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS | - |
Título: dc.title | Sombras silenciosas: estranheza e solidão em Lygia Fagundes Telles e Edward Hopper | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: