Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Márcia Narcizo-
Autor(es): dc.contributorCastro, Denise Leal de-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Luiz Felippe Barletta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27395-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753958-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como motivação a percepção do desinteresse dos alunos no aprendizado de conteúdos de química e de que esses conteúdos costumam ser abordados de uma forma descontextualizada nas escolas. Assim, surgiu a inspiração de desenvolver um material didático que pudesse ser apresentado de forma contextualizada e ao mesmo tempo ser relevante e significativo no aprendizado dos alunos. O objetivo deste trabalho foi propor, discutir e validar uma sequência didática (SD) potencialmente significativa com enfoque CTS para o ensino de ligações químicas a partir do tema mineração, sendo destinada à alunos do 1o ano do Ensino Médio. Para a validação da SD, foi realizada uma pesquisa junto a outros professores de Química com o objetivo de verificar se a SD atendia aos critérios criados e conhecer quais contribuições eles teriam para melhorar a proposta. A partir dos resultados das avaliações, considerou-se que a SD se mostrou uma estratégia potencialmente significativa para o ensino de ligações químicas e capaz de proporcionar uma reflexão crítica sobre as atividades de mineração, a partir da discussão das interrelações entre ciência, tecnologia e sociedade. O material didático intitulado “Proposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração” é o produto educacional produzido neste trabalho que tem como elemento central a SD desenvolvida durante a pesquisa.-
Descrição: dc.descriptionStudents have a considerable disinterest in learning chemistry, mainly because of the decontextualized way the content is exposed in schools. Thus, the inspiration to develop a teaching material that is relevant and significant to the students arose. The goal of this work is to propose, discuss and validate a meaningful didactic sequence (DS) that includes a Science, Technology, and Society (STS) focus on teaching about chemical bonds using the "mining" theme to first year high school students. To validate the DS, teachers answered a survey to verify whether the sequence met the criteria and they expressed their impressions to improve the proposal. Based on the evaluations, we concluded that the DS was valid and capable of providing a critical view of mining activities and their effect on STS and being significant for the teaching of chemical bonds. Here, we elaborate on an educational product entitled "Proposal for teaching chemical bonds from the mining theme," which has a DS developed as its central element during the research.-
Descrição: dc.description93 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: ensino CTS; aprendizagem significativa; mineração; ligação química.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química, Sequência didática, Ligação química, Mineração, Aprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectKeywords: STS teaching; meaningful learning; mining; chemical bonding.-
Título: dc.titleProposta de uma sequência didática para o ensino de ligações químicas a partir do tema sociocientífico mineração-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.