Relação professor-aluno-texto : o sentido em construção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maurício da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maurício da-
Autor(es): dc.contributorBetttecourt, Terezinha-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Maria José Maia de-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Helismar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753957-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa à apresentação de uma metodologia para o trabalho com a leitura no espaço escolar. Esta metodologia é fundamentada na Abordagem Global, proposta por estudiosos franceses e operacionalizada por Silva. Esta dissertação é constituída de três capítulos. No capítulo 1, expomos a base teórica sobre a qual nos apoiamos. Dentro de nosso referencial teórico ganha destaque a o conceito e as capacidades que compõem a competência comunicativa e a necessidade de se investir na preparação dos alunos para uma leitura promotora de sentidos, a fim de que possam ter elementos para investir no momento da leitura, além da noção de imbricação/conjugação que perpassa toda a teoria. No capítulo 2, apresentamos uma intertextualização entre as bases teóricas da A.G e o dispositivo metodológico erigido por Silva. Dentro dessa operacionalização, ganha destaque a ideia de sequencialização e de desconhecimento prévio. No capítulo 3, por acreditarmos que a universidade deva conjugar/imbricar teoria e prática, apresentamos a descrição de um cd, no qual transpomos a metodologia silviana para um outro suporte, qual seja: Power Point 2007. Dentro dessa transposição, ganha destaque o uso de ferramentas digitais com propósitos didático-pedagógico-metodológicos, já que vivemos em uma época em que o tecnológico/digital é imbricado/conjugado ao analógico e, muitas vezes, a escola não lança mão de ferramentas que, em muito, poderiam contribuir para a formação de leitores com condições de dotar textos de sentidos. A parte prática deste trabalho foi baseada na fábula “O lobo e o cordeiro”, de Millôr Fernandes. Foi para caminhar no terreno arquitextual das fábulas que preparamos nossas atividades sobre a fábula especificamente mencionada acima-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims at presenting a methodology for working with reading at school. This methodology is based on the Global Approach, proposed by French scholars and operated by Silva. This dissertation consists of three chapters. Chapter 1 lays out the theoretical basis on which we rely. Within our theoretical referential gains prominence to the concept and capabilities that make communicative competence and the need to invest in preparing students for a reading promoter senses, so that elements may have to invest at the time of reading beyond the notion of overlapping / combination that permeates the whole theory. In chapter 2, we present a theoretical intertextualização between the AG and the methodological device erected by Silva. Within this operation, points out the idea of sequencing and prior ignorance. In chapter 3, we believe that the university should combine / lap theory and practice, we present a description of a cd, in which the methodology sylvian transpose to another medium, namely, Power Point 2007. Within this implementation, points out the use of digital tools for purposes didactic- pedagogical-methodological, since we live in a time when the technological digital is entangled / composite analogue and, often, the school makes use of tools , by far, could contribute to the formation of conditions to provide readers with texts of meanings. The practical part of this work was based on the fable "The Wolf and the Lamb" by Millor Fernandes. He was walking on the ground arquitextual fables have prepared our activities on the fable specifically mentioned above-
Descrição: dc.description119 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTexto-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem global-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência comunicativa-
Palavras-chave: dc.subjectDesconhecimento prévio-
Palavras-chave: dc.subjectSequencialização-
Palavras-chave: dc.subjectSentidos-
Palavras-chave: dc.subjectTexto didático-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência comunicativa-
Palavras-chave: dc.subjectTexting-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal approach-
Palavras-chave: dc.subjectCommunicative competence-
Palavras-chave: dc.subjectIgnorance previous-
Palavras-chave: dc.subjectSequencing-
Palavras-chave: dc.subjectSenses-
Título: dc.titleRelação professor-aluno-texto : o sentido em construção-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.