Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rios, Flavia Mateus | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Lygia de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Sotero, Edilza Correia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Thamires Aparecida dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24172 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753951 | - |
Descrição: dc.description | O racismo se configura como fenômeno de produção sistemática de desigualdades, privilégios e desvantagens na sociedade, de modo que estrutura os alcances educacionais dos grupos raciais. Este trabalho tem como tema central a manutenção das desigualdades raciais no sistema de educação básica. Um dos principais objetivos deste estudo é analisar as desigualdades raciais presentes na conclusão da etapa final da educação básica: o ensino médio. E, nesse sentido, investigar como as desigualdades raciais têm evoluído nos últimos anos. Para tanto, foram utilizados os dados oficiais publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e coletados através da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) pertinentes à esta etapa educacional e referentes aos anos de 2016, 2017 e 2018. Além disso, também foram realizados levantamentos bibliográficos a respeito da historiografia educacional, sobretudo, da historiografia da educação da população negra e também sobre as desigualdades raciais na educação básica brasileira. Os principais resultados obtidos revelam as distâncias raciais na conclusão do ensino médio e as inter-relações entre raça, classe e gênero no que diz respeito aos alcances educacionais da juventude. | - |
Descrição: dc.description | Racism is configured as an element of systematic production of inequalities, privileges and disadvantages in society, consequently, it structures the educational reaches of racial groups. This work has as its central subject the maintenance of racial inequalities in the education system. One of the main objectives of this study is to analyze the racial inequalities in the conclusion of the final educational stage: secondary education. And in this sense, investigate how racial inequalities have evolved in recent years. For this purpose, it was utilized the official data published by IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics) and collected through the Continuous PNAD (Continuous National Domestic Household Sample Survey) corresponding to this educational stage for the years 2016, 2017 and 2018. In addition, it was realized bibliographical research about educational history, especially, about the educational history of the black people and also about the racial inequalities in education. The main results obtained reveal the racial distances in the conclusion of secondary education and the interrelation among race, class and gender associated to the educacional reaches of youth. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial inequalities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secondary education | - |
Título: dc.title | A desigualdade racial e as trajetórias educacionais da juventude: um estudo sobre a conclusão do ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: