O papel do farmacêutico residente na supervisão do estágio em farmácia hospitalar relato de experiência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAguiar, Tereza Cristina de Andrade Leitão-
Autor(es): dc.contributorCalil-Elias, Sabrina-
Autor(es): dc.contributorCastilho, Selma Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorSalgues, Elios Jayme Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753948-
Descrição: dc.descriptionEstágio é o ato educativo escolar supervisionado que visa preparar educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior para o trabalho produtivo, devendo ser desenvolvido em ambiente de trabalho. Além do estágio, há, como atividade de aprendizado em serviço, a Residência Profissional em Saúde, destinada às profissões de saúde, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço e duração mínima de dois anos e constitui programa de integração ensino-serviço-comunidade. Há cenários onde a colaboração dos residentes nas atividades da graduação permite que os graduandos tenham a possibilidade de integrar-se às atividades da residência, porém não há diretrizes para nortear essa interação. Buscou-se, então, propor uma rotina de atividades para o estágio em farmácia hospitalar, com base na experiência de um residente acompanhando os estagiários em farmácia hospitalar em um hospital de emergência de grande porte do município do Rio de Janeiro. O relato englobou a vivência do serviço presenciada pelo residente, os pontos de intervenção do residente nas atividades rotina do serviço, somados a uma proposta de competências mínimas a desenvolver durante o estágio e uma sugestão de carga horária mínima. Entre os resultados dessa intervenção estão a revisão e melhoria de processos no serviço de farmácia e o estabelecimento de um programa de estágio. Porém, o fato de o papel assumido pelo residente não possuir caráter oficial, transitando entre tutor e supervisor, e, por vezes, tangendo atividades de preceptor, e o fato de ter sido executada em uma única unidade hospitalar e de não encontrar estudos ou relatos de outros residentes que fosse ao encontro do proposto, impede extrapolações, mas abre espaço para mais investigações a respeito-
Descrição: dc.descriptionSecretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro-
Descrição: dc.descriptionInternship is the supervised school education act that aims to prepare undergraduate students regularly attending higher education institutions for productive work, and must be developed in a work environment. The is also, as a service learning activity, the Professional Residency in Health, destined to the health professionals, in the form of graduation, characterized by a teaching-service-community integrated program, an in-service learning and with a minimum duration of two years. There are scenarios where the collaboration of residents in undergraduate activities allows undergraduates to be able to integrate themselves into the activities of the residence, but there are no guidelines to guide this interaction. It was then proposed an activities routine for the hospital’s pharmacy internship, based on the experience of a resident accompanying the undergraduates of the hospital’s pharmacy internship in a large emergency hospital in Rio de Janeiro city. The report included the service experience witnessed by the resident, the resident’s intervention points in the routine activities of the service, added to a suggestion of minimum skills to develop during the internship and a suggestion of minimum workload. Among the results of this intervention are the pharmacy service’s processes review and improvement and the establishment of an internship program. However, the fact that the role assumed by the resident does not have an official character, transiting between tutor and supervisor, and sometimes involving activities of preceptor, and the fact of having been performed in a single hospital unit and not find studies or reports of other residents that matches this, prevents extrapolations, but opens the door to further investigations about this subject-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de Farmácia Hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectFarmácia Hospitalar-
Palavras-chave: dc.subjectHospital Pharmacy Service-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Education-
Título: dc.titleO papel do farmacêutico residente na supervisão do estágio em farmácia hospitalar relato de experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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