Evasão estudantil nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física na Universidade Federal Fluminense de Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Rubens Luis Pinto Gurgel do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0421609602759515-
Autor(es): dc.contributorSouza, Carlos Eduardo Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7371339706690920-
Autor(es): dc.contributorLopes, Maria Emília Xavier Guimarães-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0732210491984563-
Autor(es): dc.contributorPonciano, Beatriz Maria Boechat-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4044425762918929-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Igor Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:37:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:37:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25118-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753933-
Descrição: dc.descriptionNos últimos anos tivemos grande crescimento do número de vagas nas universidades. Com isso, ficou mais agudo um fenômeno que afeta o ensino médio assim como o ensino superiora evasão estudantil. Percebe-se que grande parte dos alunos que ingressa nas IES não concluem seus cursos. O abandono da universidade é algo que merece muita atenção, já que o fenômeno da evasão é um problema que desafia o funcionamento das Instituições de Ensino básico e superior sejam elas privadas ou públicas, e pode causar prejuízos sociais e psicológicos ao evadido. Além disso, deve-se levar em consideração os possíveis danos causados até mesmo ao ensino médio. Se formamos poucos profissionais temos margem para profissionais de outras áreas trabalharem como professores- fato que já é comum em escolas privadas. Portanto, a evasão é um assunto que deve ser analisado com cuidado, já que prejudica diversos pilares do sistema educacional. Diante desse fato, este trabalho tem como objetivo apurar os índices de evasão e pontuar os principais motivos que a ocasiona. Para isso, focaremos nossa análise nos cursos de licenciatura e bacharelado em física da UFF de Niterói. Os dados aqui analisados foram enviados pela coordenação do curso de física da UFF. Foram coletados dados de diferentes relatórios gerados no sistema acadêmico. Estes foram disponibilizados em uma tabela única. Essas informações são oficiais, mas sujeitas a imprecisões, portanto permitem uma visão geral aproximada. Nas planilhas enviadas constam dados sobre todos os alunos que entraram entre os semestres 2008.1 e 2019.1. Além disso, serão analisados os dados de um questionário respondido por alguns dos alunos evadidos. Com eles buscaremos entender os principais motivos que estão ligados a evasão na universidade. Com o estudo desses materiais acreditamos que medidas futuras poderão ser tomadas para viabilizar a permanência dos alunos no curso de física possibilitando assim uma melhora no ensino em todas as etapas da vida acadêmica de um estudante.-
Descrição: dc.descriptionIn recent years we had a great growth in the number of places at universities for undergraduate studies. With that, a phenomenon that affects high school as well as higher education became more acute - student dropout. We can see that most students who enter higher education institutions do not complete their courses. University dropout is something that deserves a lot of attention, since the dropout phenomenon is a problem that challenges the functioning of Basic and Higher Education Institutions, whether private or public, and can cause social and psychological damage to the evaded student. Furthermore, we have to take into account the possible damage caused even to high school. If we graduate few professionals, we have room for professionals from other areas to work as teachers- a fact that is already common in private schools. Therefore, the evasion is an issue that must be carefully analyzed, as it undermines several pillars of the educational system. Given this fact, this work aims to determine the dropout rates and point out the main reasons that cause it. For this, we will focus our analysis on teacher formation course in physics and bachelor's degrees in physics at UFF. The analyzed data were sent by the coordination of the UFF physics course. Data were collected from different reports generated in the academic system. These were made available in a single table. These data are official, but subject to inaccuracies, so they allow for a rough overview. The worksheets contain data on all students who entered between semesters 2008.1 and 2019.1. In addition, data from a questionnaire answered by some of the evaded students will be used. With them, we will look for the main reasons that are linked to university dropouts. With these data, we believe that future measures can be taken to enable the permanence of students in the physics course, thus enabling an improvement in teaching at all stages of a student's academic life.-
Descrição: dc.description73 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectStudent dropout-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher formation course in physics-
Título: dc.titleEvasão estudantil nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física na Universidade Federal Fluminense de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.