Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Márcia Marques de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cassiano, Keila Mara | - |
Autor(es): dc.contributor | Jacobson, Ludmilla da Silva Viana | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ulisses Carlos Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:37:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:37:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14431 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753908 | - |
Descrição: dc.description | O acesso a cursos de graduação no Brasil é notadamente desigual, seja pela criação tardia de universidades no país, seja pela demora na criação de políticas para tratar desse problema, tanto nas universidades públicas quanto nas universidades privadas. Esse trabalho analisa a desigualdade de acesso a instituições públicas e privadas em 2013 no Brasil. Para isso utiliza o Modelo de Regressão Logística para estimar a probabilidade de homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres de todas as regiões do país em 2013 ingressarem em cursos de nível superior. Em seguida calcula o Índice de Oportunidades Humanas (IOH) desenvolvido por Barros et al (2009).Os resultados indicam que a desigualdade de acesso aos cursos de graduação é maior nas instituições públicas do que nas instituições privadas. Em 2013 o IOH para cursos de graduação públicos foi de 0,1225 e nos cursos privados foi de 0,2462. IOH mostra a cobertura de acesso a um bem ou serviço, este índice será 1 quando o acesso a universidade for universal, ou seja, não há desigualdade para ingressar em cursos de graduação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índice de oportunidades humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regressão logística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatística educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regressão logística | - |
Título: dc.title | Um estudo sobre a desigualdade no acesso às Instituições de Ensino Superior públicas e privadas em 2013 no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: