Guias turísticos impressos e suas dimensões de análise

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMayer, Verônica Feder-
Autor(es): dc.contributorDantas, José Carlos de Souza-
Autor(es): dc.contributorSilva, Erly Maria de Carvalho e-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Amanda da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1754-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753898-
Descrição: dc.descriptionA informação desde a antiguidade é tida como ferramenta primordial para a comunicação. Os canais pelos quais ela é transmitida modificaram-se ao longo do tempo, ao meio oral e escrito, acrescentou-se o eletrônico. Para o Turismo, a informação é tão importante que é considerada um serviço, fundamental para que a atividade ocorra. Parte-se da premissa motivação para que um turista inicie o que culminará com uma viagem de lazer. Um das etapas do planejamento da viagem é a busca por informações, que também se dá no decorrer da viagem. Dentre alguns canais para se obter informações turísticas, estão os guias turísticos, distribuidores de informações sobre os produtores de serviços e produtos turísticos. Este trabalho analisou quatro guias turísticos, que tivessem como tema o Brasil, abordassem a cidade do Rio de Janeiro e fossem escritos em inglês. Através de ideias expostas por alguns autores, estipularam-se dez dimensões de análise, que foram utilizadas para analisar cada um dos guias: Eyewitness, RoughGuide, Footprint e Baedeker. Posteriormente, foram estabelecidas pontuações, de 1 a 4, aonde 1 foi considerado a pior nota em termos de atendimento às dimensões de análise, seguindo assim em ordem crescente até o número 4. Após somatório dos pontos, o guia considerado o melhor, dentre os quatro analisados, foi o EyewitnessTravel, da editora britânica, DorlingKingsley. Por fim, verificou-se a necessidade de mais trabalhos que versem sobre este tema, os guias turísticos, e que abordem seu conteúdo, quantitativamente e qualitativamente, a fim de identificar o conteúdo das informações que estão sendo passadas sobre o Brasil, para os turistas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGuias turísticos-
Palavras-chave: dc.subjectInformação turística-
Palavras-chave: dc.subjectDimensões de análise-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de guias turísticos-
Palavras-chave: dc.subjectViagens-
Palavras-chave: dc.subjectGuias-
Título: dc.titleGuias turísticos impressos e suas dimensões de análise-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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