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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cianconi, Regina de Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Vogel, Michely Jabala Mamede | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Guilherme Ataíde | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Linair Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Luana Faria Sales | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Raquel Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14723 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753887 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa teve por finalidade estudar a engenharia social, suas definições e práticas baseadas na obtenção de informações privadas através de apropriação indevida ou formas de enganação. Para isso verificou questões referentes ao comportamento dos usuários em redes sociais online relacionadas às possibilidades de ataques da engenharia social. Teve como objetivo investigar a aplicação da engenharia social nas redes sociais online, buscando refletir sobre suas práticas e maneiras de minimizar os incidentes de segurança da informação e da conscientização do usuário, que é considerado o pilar mais frágil da segurança da informação. Os métodos utilizados para essa pesquisa foram qualitativos, partindo-se da revisão de literatura, visando contribuir com a fundamentação teórica sobre o tema. Utilizou-se como base teórica a literatura das áreas de segurança da informação, Engenharia da Computação, Ciência da Informação e Administração. Na parte empírica, buscou-se verificar o estado da arte da produção textual nacional científica relacionada à engenharia social e seus contextos na Ciência da Informação. Os dados foram obtidos e analisados com base na busca de termos selecionados na base de dados BRAPCI e nos anais do ENANCIB, uma vez que o recorte da pesquisa foi a produção científica no Brasil, no período compreendido entre 1990 e 2018. Por meio da pesquisa procurou-se compreender que habilidades informacionais são necessárias para o melhor uso crítico e reflexivo das redes sociais online, através da fundamentação teórica das competências informacional e midiática. Os resultados levaram à conclusão de que os estudos na Ciência da Informação sobre engenharia social no Brasil caminham lentamente, embora existam estudos sobre segurança da informação que abordam as questões de engenharia social, ainda que sem o uso específico dessa terminologia | - |
Descrição: dc.description | The research aimed to study social engineering, its definitions and practices based on obtaining private information through misappropriation or forms of deception. For this it found issues relating to the behavior of users in online social networks related to the possibilities of social engineering attacks. It aimed to investigate the application of social engineering in online social networks, seeking to reflect on its practices and ways of minimizing incidents of information security and user awareness, which is considered the most fragile pillar of information security. The methods used for this research were qualitative, starting from the literature review, aiming to contribute with the theoretical foundation on the theme. It was used as theoretical base the literature of the areas of information security, Computer Engineering, Information Science and Administration. In the empirical part, we sought to verify the state of the art of national scientific textual production related to social engineering and its contexts in Information Science. The data were obtained and analyzed based on the search for selected terms in the BRAPCI database and in the annals of the ENANCIB, since the research cut was the scientific production in Brazil, between 1990 and 2018. Through the research it was sought to understand that informational skills are necessary for the best critical and reflexive use of online social networks, through the theoretical foundation of informational and mediatic skills. The results lead to the conclusion that studies in Information Science on social engineering in Brazil are moving slowly, although there are studies on information security that address social engineering issues, although without the specific use of this terminology | - |
Descrição: dc.description | 149 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência midiática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede social on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information security | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online social network | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media literacy | - |
Título: dc.title | Engenharia social e segurança da informação: análise das questões relacionadas ao uso das redes sociais online | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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