Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rangel, Mary Terezinha A. Simen | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:09176772772 | - |
Autor(es): dc.contributor | Capello, Claudia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:65874925022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5370515426942823 | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Nyrma Souza Nunes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00853758700 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796346E8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mettrau, Marsyl Bulkool | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06552218753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769761A4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:43445455422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782998U1 | - |
Autor(es): dc.creator | Bezerra, Silvana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753879 | - |
Descrição: dc.description | This present thesis consists on a qualitative research which the objective is the investigation about the social representations of teenagers in conflict with the law. It uses as theoretical and methodological reference the Social Representations Theory. At the beginning, it discusses the history and the policy of service to teenagers in conflict with the law, going through the discussion of the social context it is situated, because intends not to disconnect the social and the individuals analysis. Starting from material sources collected on the press (newspapers from Rio de Janeiro and Brazilian weekly magazines), discusses the social representations of the teenagers in conflict with the law as shown on media. On bringing the speeches of twenty-two teenagers interviewed in two institutions (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor and Instituto Girassol Nova Friburgo Rio de Janeiro) arouses and debates the social representations of those young people about their courses of life and themes related to: entrance and exit of the crime world, families, schools, fascination for the crime and future perspectives. | - |
Descrição: dc.description | A presente tese consiste em uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo investigar as representações sociais de adolescentes em conflito com a lei. Utiliza como referencial teórico e metodológico a Teoria das Representações Sociais. Inicialmente discute a história e as políticas de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, passando por uma discussão do contexto social em que se situam, pois pretende não dissociar as análises sociais das individuais. A partir de material coletado na Imprensa (jornais do Rio de Janeiro e semanários nacionais) discute as representações sociais dos adolescentes em conflito com a lei encontradas na mídia. Ao trazer as falas dos 22 adolescentes entrevistados em duas instituições (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Menor e Instituto Girassol- Nova Friburgo-RJ) levanta e discute as representações sociais desses jovens sobre suas trajetórias de vida e temáticas ligadas à: entrada e saída do mundo do crime, famílias, escolas, fascínio pelo crime e perspectivas de futuro. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituíção social | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A construção das identidades de adolescentes em conflito com a lei na adversidade: representações sociais da marginalidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: