Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marisol Barenco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Salutto, Nazareth | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Bruno Muniz Figueiredo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Anelise Monteiro do | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida Júnior, Sebastião Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, José Raimundo Campelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14655 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753875 | - |
Descrição: dc.description | A presente discussão consiste em relatar a pesquisa de tese final: “Os piqueno da Baixada Maranhense - Subsídios para geografias outras do lugar”. O trabalho se inicia com um memorial autobiográfico em narrativas de um trajeto das ideias, incumbências e preocupações em torno de vivências educacionais emaranhadas de temporalidade estendida de 27 anos até a eventual chegada dos momentos do agora. Realizou-se discussões sobre três aspectos teóricos ligados aos itinerários condutivos às infâncias na Baixada Maranhense: Os estudos das infâncias, pelos quais utilizou-se dos pressupostos da Geografia das Infâncias em um rol de discussões aparelhadas por teorias do Círculo de Estudos do Pensamento Bakhtiniano e da Teoria Histórico- Cultural de Vigotski e seus colaboradores. Na segunda se tornou necessário enveredar no campo historiográfico que formaram o piqueno maranhense em seus notáveis encontros da história e a cultura popular corrente. Na terceira, discutiu-se os percalços sobre a geografia escolar nos embates entre os saberes cotidianos (aqueles mais restritos às interfaces comunitárias) e universais (ligados às metanarrativas). Desta forma desenvolveu-se três trabalhos práticos que ensejaram Geografias Outras, onde buscou-se tessituras que conduzissem a um plano de trabalho para estudo de Mapas Vivenciais. O primeiro, voltou-se para a construção, leitura e compreensão de textos infantis sobre a microrregião da Baixada Maranhense no contato dialógico com crianças no ambiente escolar. No segundo buscou uma heteroregionalidade através de uma proposta de cartografia para crianças que experimentaram recursos para o estudo do próprio lugar com o arrolo municipal. No terceiro, foi possível encontrar aproximações e exequibilidade para estudo participativo infantil, onde realizou-se a pesquisa principal de Mapas Vivenciais sob uma dimensão comunitária de um espaço de uso comum, chamado beira-do-campo, em que os autores sociais que habitam na forma de estar e brincar nos finais de tarde, mostraram protagonismos que os conduziram à alargadas geografias de vivências entre as sazonalidades dispostas nas planícies campestres. Finalmente se ressalta que a experiência propiciou um conjunto de elementos, indicações e conformidades relevantes para se pensar os desdobramentos futuros destas geografias escolares para as infâncias entre as interfaces sociais das regionalidades e localidades. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This discussion consists of reporting the final thesis research: "The Piqueno of the Baixada Maranhense - Subsidies for other geographies of the place". The work begins with an autobiographical memorial in narratives of a path of ideas, assignments and concerns around entangled educational experiences of extended temporality from 27 years until the eventual arrival of the now moments. Discussions were held on three theoretical aspects related to childhood conducive itineraries in the Baixada Maranhense: The childhood studies, by which we used the assumptions of childhood geography in a list of discussions prepared by theories of the Bakhtinian Thought Circle and Vygotsky Historical-Cultural Theory and his collaborators. In the second it became necessary to embark on the historiographic field that formed the small Maranhão in their remarkable encounters of history and current popular culture. In the third, we discussed the mishaps about school geography in the clashes between everyday (those more restricted to community interfaces) and universal (linked to metanarratives) knowledge. In this way, three practical works were developed that gave rise to Other Geographies, where we sought out the textures that would lead to a work plan for the study of Living Maps. The first focused on the construction, reading and comprehension of children's texts about the Baixada Maranhense microregion in dialogical contact with children in the school environment. In the second, he sought a heteroregionality through a cartography proposal for children who tried resources to study their own place with the municipal burial. In the third, it was possible to find approximations and feasibility for a participatory child study, where the main research of Living Maps was carried out under a community dimension of a space of common use, called edge of the field, in which the social authors who live in The way of being and playing at the end of the afternoon, showed protagonisms that led them to the wide geographies of experiences between the seasonality of the plains. Finally, it is emphasized that the experience provided a set of relevant elements, indications and conformities to think about the future developments of these school geographies for childhoods between the social interfaces of regionalities and localities. | - |
Descrição: dc.description | 307 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia das Infâncias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vivências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografias do Lugar | - |
Palavras-chave: dc.subject | História das Infâncias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixada Maranhense (MA : Microrregião) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geographies of the place | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood History | - |
Título: dc.title | Os piqueno da Baixada Maranhense: Subsídios para geografias outras do lugar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: