Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Apolaya, Ricardo Fuentes | - |
Autor(es): dc.contributor | Del-Vecchio, Renata Raposo | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Ion Moutinho | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Francisco Saraiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:36:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:36:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14114 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753870 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho propõe inserir noções de cálculo no ensino médio. Devemos incluir noções de limite, derivada e integral no ensino médio, como forma de incentivar a expansão dos conhecimentos dos alunos, no que se refere ao comportamento de funções e aos conceitos relacionados com funções. Espera-se que os alunos que cursarem futuramente as disciplinas de cálculo do ensino superior, tenham mais facilidades de entender os conceitos fundamentais, com isso os altos índices de reprovações e abandonos nestas disciplinas e outras que envolvam ideias parecidas serão reduzidos. O motivo deste alto índice está ligado a uma má “construção” do conteúdo necessário para o ingresso no ensino superior. O trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta para o ensino de noções de limite, derivada e integral no ensino médio. Percebe-se que existe a possibilidade de “abrir a mente” dos alunos do ensino médio, no que se refere à aprendizagem, através de noções intuitivas de cálculo, utilizando diferentes ferramentas, como investir nos gráficos dos comportamentos das funções e nos raciocínios utilizados em assuntos que envolvem funções | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Limite | - |
Palavras-chave: dc.subject | Derivada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de cálculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Título: dc.title | Noções de cálculo diferencial e integral para o ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: