Transnacionalismo de prestígio na mobilidade acadêmica: projeções institucionais e relações (Pós)Coloniais desiguais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWindle, Joel Austin-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Janaína da Silva-
Autor(es): dc.contributorPereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Allan Cordeiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:36:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:36:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/753868-
Descrição: dc.descriptionO fenômeno de transnacionalismo se relaciona, diretamente, com os programas de mobilidade acadêmica, que são mecanismos que viabilizam esse processo. A presente pesquisa investiga como um programa de mobilidade Brasil-Reino Unido, com “dupla-finalidade”, projeta discursivamente relações transnacionais, tendo em vista a proposta do conceito de transnacionalismo de prestígio. O estudo também se propõe a analisar como são apresentadas as características interpessoais e motivacionais dos participantes do programa, levando em consideração a emergência de um capital cultural cosmopolita, de um ethos neoliberal de competitividade; investigar como a experiência dos participantes está mobilizada dentro das publicações do programa, com o intuito de construir discursos de identidade, prestígio, influência e filantropia em múltiplas escalas; identificar a relação entre a participação no programa e as estruturas geopolíticas e sociais, tendo em vista as redes de influência que têm ênfase no espaço da metrópole global e periférica; observar e relacionar recursos semióticos e linguísticos utilizados pelo programa, tais como: símbolos, emblemas, cores, insígnias, no que concerne ao sentimento de pertencimento e de identidade e verificar como um programa de intercâmbio de prestígio pode contribuir para a criação de uma classe média global. No que diz respeito à metodologia, uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo foi realizada para analisar os dados dos participantes do programa Chevening, por meio de Análise de Discurso Crítica (ADC). Outros constructos teóricos da sociolinguística da globalização, tais como: escalas, cronotopos, indexicalidade e policentricidade foram utilizados na análise das relações semióticas dentro do programa. Os resultados do levantamento sinalizam que há mudanças nas escalas sociolinguísticas mobilizadas no programa e no contexto em um mundo globalizado e policêntrico, bem como os efeitos múltiplos das tensões de um programa com dupla-finalidade. Os resultados reforçam o cenário de restrição social e indicam possibilidades de aberturas para experiências trasnacionais mais democráticas-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThe phenomenon of transnationalism is directly related to academic mobility schemes, which are mechanisms that enable this process. The present work investigates how a Brazil-UK "dual-goal" mobility program discursively projects transnational relations in view of a concept proposal of transnationalism of prestige. The study also analyzes how the participants’ interpersonal and motivational characteristics are presented taking into account the emergence of a cosmopolitan cultural capital from a competitive neoliberal ethos. It also investigates how the participants' experience is mobilized within the program publications to create discourses of identity, prestige, influence, and philanthropy at various scales, and identify a relationship between the participation in the program and geopolitical and social structures, in view of influence networks that emphasize the space of the global and peripheral metropolises. The research also aims to observe and relate semiotic and linguistic resources used by the program, such as: symbols, emblems, colours, signs related to feelings of belonging and identity; as well as verify how a prestigious exchange program can contribute to the creation of a global middle class. Regarding the methodology, a quanti-quali research was conducted to analyze data of the participants of the Chevening program by using Critical Discourse Analysis (CDA). Other theoretical concepts of sociolinguistics of globalization, such as: scales, chronotopes, indexicality, and polycentricity were used in the analysis of semiotic relations in the scheme. The results indicate that there are changes in the sociolinguistics scales mobilized in the scheme and in the context of the globalized and polycentric world, and the multiple effects caused by the tensions of a "dual-goal" mobility program. The results reinforce social constraints and may allow changes to create more democratic transnational experiences-
Descrição: dc.description136 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTransnacionalismo de prestígio-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTransnationalism of prestige-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic mobility-
Palavras-chave: dc.subjectCultural identity-
Título: dc.titleTransnacionalismo de prestígio na mobilidade acadêmica: projeções institucionais e relações (Pós)Coloniais desiguais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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